quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Amortecedor recondicionado aumenta risco de acidente



Substituir amortecedores novos por recondicionados pode aparentar vantagem financeira, mas aumenta o risco de acidentes. É o que dizem os fabricantes e as montadoras de veículos, que não recomendam esse tipo de peça.
“O amortecedor novo, com selo do Inmetro, é a principal garantia que o produto atenda a todos os padrões de qualidade exigidos”, diz Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.
Frequentemente associado a conforto, por suavizar impactos, o amortecedor é um dos principais itens de segurança do veículo. A peça é responsável pelo funcionamento correto da suspensão, mantém o contato permanente dos pneus com o solo, proporcionando estabilidade e boa dirigibilidade nas mais diversas condições de pista. Por essas razões, quando desgastados ou danificados podem oferecer riscos ao motorista e aos passageiros, além de comprometer a estrutura do automóvel.
Os amortecedores recondicionados são peças usadas, que passam por uma espécie de reforma, maquiando itens já comprometidos, substituindo-os por peças usadas e até mesmo inadequadas para aquele modelo de veículo. Por isso, agravam-se os riscos de perda de estabilidade, trepidações, aumento da distância de frenagem, ruídos, aquaplanagem e desgaste prematuro dos pneus.
Em alguns casos, no processo de recondicionamento é utilizado um tipo de óleo não especificado para amortecedores, fazendo com que o componente apresente uma diferença na carga de amortecimento. “Esse procedimento causa grandes variações no desempenho de todo o sistema de suspensão”, explica Caretta.
Sinais de desgaste
O especialista da Monroe lembra alguns sinais que indicam a necessidade de revisão ou substituição dos amortecedores. “O condutor vai perceber maior probabilidade de aquaplanagem, desgaste dos pneus, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares”.
A recomendação é realizar as revisões dos amortecedores e em toda a suspensão no máximo a cada 10 mil quilômetros. A orientação é que sejam substituídos preventivamente a cada 40 mil quilômetros.



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bombas de calor Heliotek recebem certificação Inmetro

- Primeira fabricante nacional certificada 
- Normas garantem maior segurança para o consumidor final
 


A Heliotek, marca do Grupo Bosch, foi a primeira fabricante nacional a receber a certificação no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade coordenado pelo Inmetro para as bombas de calor. A conformidade atende à Portaria 371, que regulamenta a segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares (IEC 60335-1) e também a de produtos análogos, por meio de regras particulares para bombas de calor elétricas (IEC 60335-2-40).
 

A iniciativa contribui para um aumento na qualidade dos produtos e serviços ofertados no mercado e permite a comparação entre diferentes marcas, facilitando a tomada de decisão do consumidor. "A certificação oferece transparência aos critérios de avaliação aos quais o produto de uma empresa é submetido. Além disso, todos os fabricantes estarão sujeitos às mesmas regras, tornando a competição mais justa e objetiva", avalia Rafael Campos vice-presidente de vendas da divisão Termotecnologia da Robert Bosch.
 

As regras da Portaria 371 foram baseadas em uma norma internacional da IEC (International Eletrotechnical Commission) e valem para produtos nacionais e importados. O objetivo é aumentar a segurança do usuário desses aparelhos.
 



Bombas de Calor Heliotemp
 
As Bombas de Calor Heliotek são reconhecidas pelos altos níveis de eficiência energética. Com elas, é possível aquecer qualquer tipo de piscina durante o ano todo, seja ela coberta, aberta, grande ou pequena, mantendo um custo operacional baixo.
 

Ao utilizar a energia solar contida no ar e transferindo essa energia para a água, para cada Kwh de energia elétrica consumida, a bomba de calor Heliotek transfere 5 kwh para a piscina. O painel controla a temperatura desejada para piscinas (até 35ºC) e a do spa ou ofurô (até 40ºC). O produto conta também com o autodiagnóstico inteligente, que monitora todas as funções do equipamento e se necessário exibe os códigos de falha.
 


Programa Brasileiro de Etiquetagem
 
Atenta às demandas do mercado consumidor, a Bosch participa voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, que tem como objetivo prover informações úteis que influenciem a decisão de compra do consumidor.
 

Atualmente, o PBE é composto por 38 Programas de Avaliação da Conformidade em diferentes fases de implementação, que contemplam desde a etiquetagem de produtos da linha branca - como fogões, refrigeradores e condicionadores de ar - até demandas mais recentes na área de recursos renováveis (aquecimento solar e energia fotovoltaica) e outras mais complexas e com grande potencial de economia de energia para o país, como as edificações e os veículos.
 

A empresa conta, ainda, com rigorosos controles de qualidade em seus processos fabris, atendendo às normativas ISO 9001 e ISO 14001.
 

Outras informações pelo site www.heliotek.com.br 

Nakata lança amortecedores pressurizados HG para 17 modelos de veículos


Os novos produtos são destinados a veículos das marcas Fiat e Honda.

A Nakata, fabricante de autopeças com portfólio de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, tem novos amortecedores pressurizados HG para 17 modelos de veículos, entre eles, para o Fiat Dobló  Adventure  (2003  a 2013), Fiat Dobló  Cargo  (2001 a 2013), Fiat Bravo (outubro 2010 a dezembro 20103)  e Honda City (2009 a 2013).

Para oferecer maior variedade de itens que possibilitem garantir ampla cobertura que atenda à diversificação de modelos e versões de veículos que circulam pelo País, a fabricante investe no desenvolvimento de novos produtos em sua fábrica localizada em Diadema, Grande São Paulo. Só este ano, foram lançados mais de 200 produtos da marca, ampliando o portfólio das linhas de componentes para suspensão, motor, freios e transmissão.

Os amortecedores da Nakata são produzidos desde janeiro deste ano com a certificação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial tanto de veículos leves quanto os da linha pesada. Desta forma, a qualidade do produto está comprovada, garantindo ao consumidor a procedência da peça.

domingo, 27 de outubro de 2013

Magneti Marelli atinge marca histórica

A Magneti Marelli, uma das principais empresas de autopeças do mundo e pioneira da tecnologia flex no mercado brasileiro, comemora a marca histórica na indústria automotiva brasileira ao equipar mais de 10 milhões de veículos com o SFS® - Softtware Flexfuel Sensor.

O número corresponde a 67% dos cerca de 15 milhões de automóveis bicombustíveis comercializados no Brasil desde 2003, quando foi lançado o sistema. Esses dados são referentes ao total de licenciamentos realizados entre 2003 e 2011, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ao longo desse período, os veículos bicombustíveis se tornaram a grande maioria e, atualmente, correspondem a 83% das vendas – de janeiro a junho deste ano, foram comercializadas 1.402.672 unidades.



Para o consumidor, a principal vantagem é poder escolher o combustível com melhor relação custo benefício e, neste caso, o etanol se torna uma alternativa à gasolina. Estudos apontam que a utilização do combustível derivado do petróleo tem ocasionado problemas ao meio ambiente, devido à alta emissão de CO2 (dióxido de carbono). O combustível vegetal tem uma queima mais completa, reduzindo a quantidade de poluentes na atmosfera.

A história do flex começou em março de 2003, quando a Magneti Marelli revolucionou a indústria automobilística com o lançamento do primeiro sistema flexfuel, batizado de SFS® – Software Flexfuel Sensor. A tecnologia gerencia a queima do álcool, da gasolina ou de qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis no mesmo motor. Desta forma, a escolha passou a ser então do motorista e não da montadora. O SFS® é um avançado programa de computador inserido no módulo de comando da injeção eletrônica, também conhecido como centralina.

Esta tecnologia identifica e quantifica a mistura entre álcool e gasolina do tanque, utilizando informações recebidas de sensores instalados em todo o sistema de injeção de combustível, entre eles a sonda lambda, localizada no escapamento, sensores de detonação, rotação, velocidade e temperatura.

A partir dessas informações, o programa determina a quantidade de combustível que será injetada no motor e também o instante da faísca que vai saltar da vela para efetuar a queima dessa mistura – os sistemas bicombustíveis existentes em outros países exigem a inclusão de um sensor físico de alto custo para fazer este tipo de análise, algo desnecessário no caso do SFS®.
Atualmente, a Magneti Marelli é líder no segmento de bicombustíveis no mercado brasileiro e fornece seu sistema para as montadoras CAOA-Hyundai, Fiat, Ford, Mitsubishi, PSA e Volkswagen.

sábado, 26 de outubro de 2013

Nakata lança bieleta para modelos da Jac Motors, Renault, Hyundai e Kia


O lançamento atende os modelos J3 1.4 16V, Duster, Fluence, Ix35, i30 e Kia Sportage

A Nakata, fabricante de autopeças com portfólio de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, acaba de lançar bieleta, componente do sistema de suspensão, para os modelos das marcas Jac Motors, Renault, Hyundai e Kia.



Os novos produtos atendem os modelos J3 1.4 16V (2010/2013), Renault Duster (2012/2013), Renault Fluence (2012/2013) Hyundai Ix35 (2010/2013, i30 (2010 e 2013), HB20 (2013) e Kia Sportage (2011/2013) .

Haste que faz a ligação entre a barra estabilizadora e a suspensão, a bieleta tem a função de transmitir as forças dinâmicas do sistema de suspensão devido a inclinações laterais nas curvas, melhorando, assim, o contato entre o pneu e o solo.

A fabricante tem ampliado o seu portfólio de produtos em todas as linhas dos sistemas de suspensão, motor, freio e transmissão, levando em consideração o crescimento da frota circulante. A diversificação de produtos para obter maior cobertura no mercado tem sido uma preocupação constante da marca.  

Por meio do catálogo eletrônico, disponível no site www.affinia1.com.br, lojistas e reparadores podem conferir as novidades e as aplicações dos produtos. A fabricante também tem o canal de comunicação permanente com o cliente pela central de atendimento 0800-707-8022. Para levar informação ao mercado e ao consumidor, possui séries de vídeos sobre dicas de manutenção, aplicação e gestão que podem ser assistidas no YouTube http://www.youtube.com/componentesnakata.

Sobre a Nakata:

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.


No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

IKS dá a dica!

A IKS-INDÚSTRIA DE CABOS LTDA atua diretamente no mercado de reposição de cabos de comando, com a marca e produtos próprios.A qualidade de seus produtos e serviços sempre foi uma preocupação constante na empresa. Como resultado da evolução tecnológica aliada ao empenho e envolvimento de seus colaboradores, a IKS conquistou a certificação ISO 9001/2000.
Após  anos de conquistas e realizações a IKS conta hoje com 7,5 mil metros² de área construida em terreno próprio de 25.000 m² localizado em Salto-SP, no interior de São Paulo. Sua linha de produtos é composta de cerca de 1.500 itens, distribuídos entre as linhas leve, pesada e agrícola. Além disso, produz cabos especiais para redes de energia e telecomunicações, eletrodomésticos, máquinas industriais e sistemas automotivos, estando ainda apta a desenvolver e executar os mais variados projetos de produção de cabos para os mais diversos segmentos de atividade.

Veja as dicas técnicas da Iks!



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bosch lança pastilhas de freios cerâmicas para o mercado de reposição

Com fabricação própria, produto já está disponível no Brasil. Mais durável, possui grande capacidade de frenagem, mesmo em condições severas
A Bosch apresenta uma nova pastilha de freios, a Bosch Ceramic. Importadas dos Estados Unidos, o produto é especialmente indicado para veículos com uso severo do sistema de freios e já está disponível ao mercado brasileiro. 



"Hoje somos um fabricante que oferece produtos com qualidade e inovação e estamos alinhados às exigências de cada mercado, em todo o mundo", avalia Horácio Meza, chefe de trade marketing da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch.

A Bosch, que possui know-how como fabricante de sistemas como o ABS e ESP, se tornou líder no mercado norte-americano de pastilhas de freios após a aquisição de uma empresa local. Com o lançamento da Bosch Ceramic, a empresa complementa o portfólio de componentes de freios.

Também está disponível para o mercado de reposição nacional a linha convencional, que inclui dez tipos diferentes de formulação, entre orgânicas e metálicas.

O catálogo da Bosch está em nosso site http://www.redeancora.com.br/site/fornecedores/

Fonte: http://www.balcaoautomotivo.com.br/2009/index.php?act=article.view&id=2274

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Como um motorista deve proceder quando um veículo de socorro se aproxima?




Diariamente, muitos motoristas se deparam com veículos oficiais no atendimento a ocorrências. Apesar de parecer comum, existem condutores que não sabem ou não agem de forma adequada.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alguns veículos têm prioridade de passagem em relação a outros como é o caso de veículos de socorro de incêndio e salvamento, polícia, fiscalização, operação de trânsito e as ambulâncias.
Ainda de acordo com o código, “todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário”. Aos pedestres, a recomendação é aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local.
Em casos do motorista não respeitar a passagem, é anotada a placa do veículo para posterior notificação. De acordo com o artigo 189 do CTB, não liberar passagem é uma infração gravíssima, com multa de R$191,54 e um acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vale lembrar que os órgãos e integrantes do socorro também devem ter conduta adequada, e não somente os motoristas. O uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só pode ocorrer quando há efetiva prestação de serviço de urgência. A ultrapassagem e deslocamento de veículos de socorro devem acontecer, segundo o CTB, “com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança”.

Independentemente de dirigir qualquer veículo, é necessária atenção indispensável para que ambas as partes possam circular com segurança.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Magneti Marelli coloca informações do carro na mão do motorista

Sistema de rastreamento e telemática permite monitorar o veículo por meio de smartphone



A Magneti Marelli apresenta no Congresso SAE 2013 uma nova tecnologia que permite rastrear e acessar informações do veículo à distância, por um smartphone. A novidade usa um localizador GPS e o T-Box, aparelho que inclui rastreador e bloqueador. O condutor do veículo pode acessar essas informações a qualquer momento, por meio de um aplicativo instalado no celular. 

A tecnologia foi desenvolvida pela engenharia brasileira da companhia, tendo em vista a legislação que poderá exigir que os carros vendidos no Brasil tenham rastreadores. A ideia é aproveitar o recurso, que deverá ser obrigatório, e oferecer mais comodidades ao condutor. O motorista poderá checar por smartphone se o carro estacionado está com faróis acesos, se há vidros abertos ou saber a localização exata do veículo.
 

Há ainda possibilidade de restringir uma área de circulação e, caso o carro passe dela, receber um alerta no celular. Outra opção é solicitar que o telefone avise o dono do veículo quando o nível do tanque de combustível ficar inferior a 25% da capacidade, por exemplo. A novidade ainda está em fase de protótipo, mas fabricante garante que já há uma montadora interessada.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Os maus hábitos ao volante


Os maus costumes ao volante podem prejudicar o veículo, e acabam exigindo uma manutenção precoce. Leia alguns exemplos abaixo e evite-os:
Segurar o automóvel na embreagem – Controlar o veículo com a embreagem numa subida, faz com que o platô não pressione o disco de embreagem contra o volante do motor. Isso acaba provocando um deslizamento entre o disco e o volante, prejudicando os componentes da embreagem, com possibilidade até de comprometer partes do motor.
Virar o volante com o veículo parado – Força excessivamente o pinhão e a cremalheira da caixa de direção, diminuindo sua vida útil, além de prejudicar os pneus e forçar as buchas de suspensão.
Esperar o motor aquecer – Esta prática, além de desnecessária acaba prejudicando o rolamento do eixo primário da caixa de mudanças.
Lavar o motor – O motor não foi feito para receber água sob pressão em seus conectores elétricos. Quando é lavado com jato de água, o motor pode ter seus conectores soltos ou com acúmulo de água com desengraxante ou sabão, com o tempo, os conectores podem sofrer oxidação, exigindo a troca do chicote.
Deixar o tanque quase vazio – Andar muito tempo com o combustível na reserva pode prejudicar a bomba de combustível e as válvulas injetoras, em função das impurezas do combustível, depositadas no fundo do tanque.
Dirigir com a mão sobre a alavanca do câmbio – Desgasta as engrenagens.
Manter o pé apoiado na embreagem – Provoca desgaste prematuro na peça.
Dirigir com o braço para fora do carro – Provoca lentidão nas reações do motorista e a atitude é punida com multa.
Dirigir com o banco deitado – Também dá lentidão às reações, além de provocar dores nas costas.
Usar a luz de neblina desnecessariamente – Ofusca os motoristas que vêm atrás. 

Neblina
A neblina é causadora de acidentes, e principalmente engavetamentos nas rodovias. Consiste na condensação do vapor d’água, sob a forma de gotículas, como as nuvens, só que mais próxima ao solo.
Acontece quando há muita umidade no ar ou geada forte, principalmente à noite ou durante a madrugada, geralmente em vales e áreas baixas e úmidas.
Existem vários tipos de neblina, desde a mais fraca, que quase não prejudica a visibilidade, até as mais espessas que limitam a visão a poucos metros.

Para sua segurança, siga algumas dicas:
- Por causa do reflexo causado pelas gotículas d’água nunca use farol alto em locais com neblina, a reflexão da luz vai ofuscá-lo e você enxergará menos.
-Mantenha sempre a distância de segurança do carro à frente.
- Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que você está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente.
- Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário, mantenha aberta uma janela de modo a evitar o embaçamento interno dos vidros.
- Use limpador de pára-brisa, desembaçador e lavador de vidros. Não passe a mão no vidro.
- Reduza ou apague as luzes do painel. Elas distraem e diminuem a visão.
- Evite freadas bruscas. O chão poderá estar escorregadio e você corre o risco de colisão traseira.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Central de compras coletivas diminui custos de lojas de autopeças

Uma central de compras coletivas está ajudando empresários mineiros do setor de autopeças a economizar. O projeto é uma parceria do Sebrae com a Rede Âncora, uma associação de comerciantes de autopeças que funciona como central de compras conjuntas.
“A gente conseguiu aumentar a participação do mercado, onde a gente conseguiu alcançar um volume maior de vendas que eu acho que fez uma boa diferença”, diz o empresário Cléber Coutinho, que tem uma loja de autopeças na capital mineira, onde comercializa itens para automóveis de linha leve há quase 30 anos.
Vinte lojas de Minas Gerais participam da ação.
“Começamos a trazer algumas soluções como consultorias, treinamentos, realizações de workshops, seminários trabalhando a parte da gestão de estoques, de definição de metas de vendas e a definição de indicadores para que esses empresários pudessem usar desses indicadores ferramentas de apoio para tomadas de decisões”, explica Anderson Freitas, do Sebrae de Belo Horizonte.
A Rede Âncora tem cerca de 800 lojas associadas em 16 estados. A grande quantidade de compras intermediada pela rede garante poder de negociação e redução dos custos dos produtos. Isso aumenta a rentabilidade das lojas de autopeças e ajuda o pequeno empresário a competir com as grandes revendedoras.

“É um conjunto de vantagens que o lojista tem, não só de preço, mas também o fato de conviver com outros lojistas. Ele tem sinergia do grupo, ele tem ajuda do tipo do Sebrae, que tem nos ajudado muito em várias consultorias”, diz Sebastião Bastos, diretor da Rede Âncora
O empresário Cleber Coutinho conseguiu reduzir os custos das peças em 20% e aumentou o faturamento em quase 150% desde o ingresso na Rede Âncora, há oito anos. Ele também participou de capacitações do Sebrae para melhorar a gestão do negócio e aumentar a lucratividade.
Existem mais de dois mil modelos e versões de veículos no Brasil, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes. É por isso que quem vende peças precisa ter foco. Exagerar na quantidade de produtos no estoque pode representar o congelamento do capital de giro e prejuízo se a peça ficar obsoleta.
Como programa, as perdas de Coutinho com peças que ficavam obsoletas também foram significativamente reduzidas.
Quase metade das empresas participantes conseguiu um aumento superior a 20% no faturamento no início deste ano, mesmo em um período de baixa no mercado varejista.
A empresa dos sócios Luiz da Silva e Antônio Domingos também cresceu após o projeto. As compras conjuntas ajudaram a loja a oferecer preços bem mais competitivos que os concorrentes. O negócio começou em 1990 com um investimento de R$ 40 mil. Hoje, são seis lojas na região. Só a matriz emprega 120 pessoas, incluindo 40 motoboys para entrega de produtos. A loja de Belo Horizonte chega a faturar R$ 1,2 milhão por mês.
“A gente está com esperança que vai continuar melhorando ainda e o nosso planejamento que a gente fez foi um crescimento de 12% e a gente pretende atingir esse crescimento”, diz o empresário Luiz da Silva.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Viagem segura




Na teoria, todos os motoristas sabem que é necessário fazer a revisão do veículo antes de viajar. Na prática, não é bem assim. Uma pesquisa realizada pela consultoria Scaringella Trânsito revelou que o estado do veículo influenciou 27,1% dos acidentes analisados. Por isso, nunca é demais o alerta: antes de pegar a estrada, faça uma revisão do veículo.
Os cuidados com o veículo podem começar num posto de combustível. Quando for abastecer o carro, o motorista pode aproveitar para fazer algumas checagens simples: conferir o nível do fluido do radiador, óleo (motor e freio) e a água para o limpador de pára-brisa. Também deve verificar se os pneus estão bem calibrados. Caso estejam carecas, é melhor substituí-los. Numa oficina de sua confiança, o motorista deve fazer a checagem dos freios e da parte elétrica do veículo. Todas as luzes e setas devem estar funcionando corretamente. Se alguma estiver queimada, será necessário trocá-la.
É importante checar se estão no carro todas as ferramentas obrigatórias: macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Também vale a pena ter outras ferramentas, como jogo de chaves fixas, chaves de fenda e lanterna. Além disso, o extintor de incêndio deve estar dentro do prazo de validade.
Além da parte mecânica e elétrica, o motorista não pode esquecer de verificar se os cintos de segurança estão funcionando perfeitamente. Eles devem ser usados por todos os integrantes do carro, mesmo para percorrer pequenas distâncias. Crianças com idade inferior a 10 anos devem viajar no banco traseiro, com cinto de segurança. Nunca transporte crianças em pé ou entre os bancos
Os cuidados com o veículo são fundamentais para diminuir o risco de acidentes, mas não são suficientes. A atenção na condução do automóvel e a obediência às leis de trânsito contribuem significativamente para que todos tenham uma viagem tranqüila.

Animais na rodovia
    Embora façam parte do cotidiano da estrada, certos "freqüentadores" podem se tornar perigosos caso o motorista não saiba como lidar com eles. Acidentes com animais, por exemplo, são mais comuns do que se pensa, principalmente nas rodovias próximas a zonas rurais.Colidir com um cavalo é muito pior do que pode parecer. Em muitos casos, a batida pode destruir o veículo, com conseqüências fatais para seus ocupantes. Mas se engana quem acha que só os animais de grande porte são perigosos. Desviar bruscamente de um cachorro quando se está a 120 km/h é uma manobra que pode terminar fora da pista.
Veja alguns cuidados a serem tomados:
- Ao avistar animais na pista, a primeira atitude a tomar é reduzir a velocidade e jamais buzinar, para não assustar os bichos.
- Pelo mesmo motivo, você não deve ligar o farol alto nessas situações. Animais assustados podem ter reações inesperadas, o que torna o momento ainda mais imprevisível. Eles também podem ficar paralisados de susto, congestionando a via.
- Ultrapasse os animais que estiverem atravessados na pista sempre por trás, de modo a diminuir a velocidade de reação do animal. Lembre-se: bois e vacas não recuam, diferente dos cavalos, que podem ter reações inesperadas.
- Ao passar por uma boiada ou um outro agrupamento de animais, vá em primeira marcha e lembre-se, nunca buzine. Também feche os vidros por motivo de segurança.
- Diante de animais de pequeno porte (um cachorro, por exemplo), a tendência natural é frear ou desviar bruscamente, principalmente quando se está trafegando em alta velocidade. Antes de qualquer manobra, veja pelo retrovisor para ver se não vem nenhum carro atrás. Um movimento inesperado pode provocar um acidente.
- Após passar por um animal, pisque os faróis para os carros que vierem no sentido oposto e faça um sinal com a mão para baixo, mostrando quatro dedos. Na "linguagem da estrada", você está avisando que há animais na pista.

Os maus hábitos ao volante
    Quem não tem pelo menos um ?
saiba que:
Os maus costumes ao volante podem prejudicar o veículo, e acabam exigindo uma manutenção precoce. Leia alguns exemplos abaixo e evite-os:
Segurar o automóvel na embreagem – Controlar o veículo com a embreagem numa subida, faz com que o platô não pressione o disco de embreagem contra o volante do motor. Isso acaba provocando um deslizamento entre o disco e o volante, prejudicando os componentes da embreagem, com possibilidade até de comprometer partes do motor.
Virar o volante com o veículo parado – Força excessivamente o pinhão e a cremalheira da caixa de direção, diminuindo sua vida útil, além de prejudicar os pneus e forçar as buchas de suspensão.
Esperar o motor aquecer – Esta prática, além de desnecessária acaba prejudicando o rolamento do eixo primário da caixa de mudanças.
Lavar o motor – O motor não foi feito para receber água sob pressão em seus conectores elétricos. Quando é lavado com jato de água, o motor pode ter seus conectores soltos ou com acúmulo de água com desengraxante ou sabão, com o tempo, os conectores podem sofrer oxidação, exigindo a troca do chicote.
Deixar o tanque quase vazio – Andar muito tempo com o combustível na reserva pode prejudicar a bomba de combustível e as válvulas injetoras, em função das impurezas do combustível, depositadas no fundo do tanque.
Dirigir com a mão sobre a alavanca do câmbio – Desgasta as engrenagens.
Manter o pé apoiado na embreagem – Provoca desgaste prematuro na peça.
Dirigir com o braço para fora do carro – Provoca lentidão nas reações do motorista e a atitude é punida com multa.
Dirigir com o banco deitado – Também dá lentidão às reações, além de provocar dores nas costas.
Usar a luz de neblina desnecessariamente – Ofusca os motoristas que vêm atrás. 

Neblina
A neblina é causadora de acidentes, e principalmente engavetamentos nas rodovias. Consiste na condensação do vapor d’água, sob a forma de gotículas, como as nuvens, só que mais próxima ao solo.
Acontece quando há muita umidade no ar ou geada forte, principalmente à noite ou durante a madrugada, geralmente em vales e áreas baixas e úmidas.
Existem vários tipos de neblina, desde a mais fraca, que quase não prejudica a visibilidade, até as mais espessas que limitam a visão a poucos metros.

Para sua segurança, siga algumas dicas:
- Por causa do reflexo causado pelas gotículas d’água nunca use farol alto em locais com neblina, a reflexão da luz vai ofuscá-lo e você enxergará menos.
-Mantenha sempre a distância de segurança do carro à frente.
- Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que você está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente.
- Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário, mantenha aberta uma janela de modo a evitar o embaçamento interno dos vidros.
- Use limpador de pára-brisa, desembaçador e lavador de vidros. Não passe a mão no vidro.
- Reduza ou apague as luzes do painel. Elas distraem e diminuem a visão.
- Evite freadas bruscas. O chão poderá estar escorregadio e você corre o risco de colisão traseira.
- Não pare na pista. De preferência, não pare nem no acostamento.
- Se a neblina for muito espessa, procure um local seguro para parar, por exemplo: postos de serviço.
- Se precisar parar na rodovia, ligue o pisca-alerta, sinalize 100 metros antes e tire todo mundo do carro, mesmo que esteja frio ou chovendo.
- Não ultrapasse outros veículos.