sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Conheça os 11 melhores lugares para se viajar pelo Brasil.


Quem não gosta de viajar? Escolher um destino, planejar passeios que podem ser cheios de cultura ou fazer um tour gastronômico, arrumar as malas e partir rumo ao lugar. Sem dúvidas é um experiência que agrada todos os gostos.
No Dia Mundial do Turismo, separamos os 11 melhores lugares no Brasil para quem quer viajar. Muitos destes já são velhos conhecidos por algumas pessoas, são cartões postais e cenários de novelas e filmes.

1 – Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR):
Localizado no estado do Paraná, está na lista das sete maravilhas naturais do mundo. As quedas d’água dividem o Brasil, da Argentina e Paraguai. 
O parque foi criado em 1939 e é dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. O parque protege uma ampla biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras.
As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu e tem até 80 metros de altura, com uma largura de 2780 metros.  Sua vazão média fica em torno de 1500 m³ por segundo, variando de 500m³/s nas ocasiões de seca a 8500 m³/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.



2 – Florianópolis (SC):
Conhecida como Floripa ou Ilha da Magian, Florianópolis é capital do estado de Santa Catarina. Banhada pelo Atlântico, o número de praias chega a ser uma exagero, uma grande oportunidade para quem gosta da natureza e belas paisagens.
A ilha oferece praias para todos os tipos de visitantes, desde aquelas movimentadíssimas como Jurerê e Praia da Joaquina, como as semidesertas onde só é possível chegar depois de uma trilha de 300 metros, nessas o naturismo é opcional.


3 – Paraty (RJ):
Com ares colonial, a cidade de Paraty é cercada de história e cultura, o lugar sedia a FLIP (Festa Literária de Paraty), que, a cada edição, se confirma como uma dos eventos literários mais importantes do país.
A cidade encanta pelas suas belezas naturais e pelo seu estilo arquitetônico, que preserva até hoje os casarões históricos que faz com que as pessoas voltem a épocas antigas. O centro histórico de Paraty é um lugar indispensável, mas quem gosta de aventura também se delicia, Paraty tem o maior parque de arvorismo do Brasil, com 5 percursos com níveis de dificuldade diferenciados.


4 – Ouro Preto (MG):
A cidade que participa do Circuito do Ouro, conhecida e nomeada por ser a cidade do poderoso minério de cor escura, muito garimpado no século 18, Ouro Preto está entre os destinos mais procurados de Minas Gerais.
Uma cidade pacata, onde a arte é presente em quase todas as ruas e praças, assim como suas construções são tombadas como Patrimônio Histórico.


5 – Pantanal (MT e MS):
Um santuário ecológico para quem quer visitar uma infinidades de animais selvagens sem grades e jaulas. É a maior planície alagável do planeta, onde o visitante descobre que está em uma região singular do País.
Localizado nos estados do Mato Grosso (Pantanal Norte) e Mato Grosso do Sul (Pantanal Sul), é regido por ciclos de cheias e secas, tem aventura para todos os gostos. No período de estiagem é a melhor época para se observar os animais pantaneiros, como jacarés, aves, onça-pintada. Já na época de cheias, é o ideal para quem está em busca de mais aventuras.


6 – Jalapão (TO):
É um verdadeiro Rally. O lugar é para quem gosta de aventura e de fortes emoções. O calor chega fácil aos 35ºC, as pessoas usam caros 4x4 e mosquitos ‘devoram’ as pessoas. As trilhas são esburacadas, não sinalizadas e com muita poeira.
Mesmo com tantos ‘problemas’ o parque abriga uma vasta variedade de atrações belas. Cachoeiras, piscinas naturais, prainhas, dunas e fervedouros, fazem do Jalapão um dos destinos mais procurados por quem gosta de aventuras. Quatro dias é o tempo mínimo para se conhecer todo o parque.


7 – Chapada Diamantina (BA):
O seu forte são as trilhas. O Parque conta com muitas cachoeiras, como é o caso da Cachoeira da Fumaça, uma das maiores quedas do país, com 380 metros de altura. É um lugar para aventuras radicais, rapel e caminhadas por trilhas. A Chapada Diamantina é conhecida pelas cavernas. A de maior fama é a Torrinha, com uma grande diversidade de formações espeleológicas, como as agulhas de gipsita e as flores de aragonita, formadas após centenas de anos de transformações na rocha. Essa gruta disputa os olhares dos viajantes com outra, a Lapa Doce, terceira caverna do país em tamanho, que se estende por quase 18 quilômetros.


8 – Lençóis Maranhenses (MA):
Dunas a perder de vista, areia fofa e branca, lagoas azuis, parece miragem, mas não é! Parque Nacional de Lençóis é um lugar que parece realmente uma miragem.
Com uma área de 155mil hectares – equivalente a 155mil campos de futebol – o parque abrange 3 municípios do estado do Maranhão. Apesar de receber milhares de turistas, o parque não tem infraestrutura de destinos badalados, você não encontra quiosques, cadeiras trilhas e muito menos banheiros.
Exatamente por não oferecerem estrutura ao turista, explorar os Lençóis não é tarefa para qualquer um. É preciso disposição, fôlego e, acima de tudo, vontade de se deixar surpreender.


9 – Maragogi (AL):
Com praias paradisíacas, Maragogi dá a sensação ao seu visitante de estar no Caribe. Sua fama vem das piscinas naturais, que ficam cerca de 6km da praia e se formam em alto mar por conta dos arrecifes de corais. Porém o passeio só é recomendado quando a maré está baixa.
Em Maragogi não tem tempo ruim. O clima é perfeito o ano todo, a temperatura média anual da cidade é 27ºC. Uma boa dica é ficar de olho na lua. O período de lua cheia e lua nova são os que registram as marés mais baixas.


10 – Jericoacoara (CE):
Um dos pontos altos de Jericoacora é a Lagoa Azul, conhecida por ter águas cristalinas e redes dentro d’água para receber os turistas. A Pedra Furada também é um lugar que vale a visita.
Mas em tudo você deve prestar atenção, por ser uma cidade que sobrevive do turismo, os preços não costumam ser amigos e muitas vezes o turista acaba gastando sem necessidade.


11 – Amazônia (AM):
Eleita uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, a Floresta Amazônica foi por muito tempo um destino para gringo. A falta de estrutura dos hotéis e dos meios de transporte somada as passagens aéreas caras, espantavam os viajantes.

A Amazônia está bem longe de ser um destino barato, porém há opções para todos os gostos. E não se preocupe, você não será devorado pelos mosquitos, o Rio Negro é ácido e por isso os insetos não se proliferam. Os principais meios de hospedagem no Amazonas costumam incluir focagem (passeio de observação) de jacaré, caminhada pela mata, visita a uma comunidade indígena, pesca de piranha, ida ao encontro das águas e passeio para ver o boto cor-de-rosa.