quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Conheça a Magneti Marelli



A Magneti Marelli é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978, contando com cerca de oito mil colaboradores. Líder de mercado em amortecedores, sistemas de injeção eletrônica e escapamentos e atua também nos segmentos de faróis, painéis de instrumentos, telemática, navegadores GPS, lanternas, camisas de cilindro, sistemas de suspensão, pedaleiras e módulos e componentes plásticos, dentre uma série de outros produtos.

É dona de marcas consagradas no mercado, como Cofap, Kadron e AutomotiveLighting. Possui 13 unidades produtivas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo), além de escritórios regionais de vendas em algumas das principais  capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).

As linhas de negócio da Magneti Marelli são:
·         Sistemas Eletrônicos (quadros de bordo, infotainment & telemática, computadores de bordo);
·         Iluminação Automotiva (sistemas de iluminação dianteira e traseira);
·         Powertrain (sistemas multicombustíveis, bicos injetores, câmbios FreeChoice, entre outros);
·         Sistemas de Suspensão (amortecedores, sistemas de suspensão e sistemas de controle dinâmico do veículo);
·         Sistemas de Exaustão (escapamentos, silenciadores e conversores catalíticos);
·         Motorsport (sistemas eletrônicos e eletromecânicos específicos para competições, com presença e liderança tecnológica na F1, MotoGP, SBK e WRC);
·         Plásticos, Componentes e Módulos Automotivos (componentes e módulos plásticos para veículos);

·         Aftermarket (distribuição ao mercado de reposição).

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Saiba mais sobre as iniciativas da Nakata


A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.


A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% , iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br .

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Conheça as novidades da Iks Cablex



A Iks Cablex produz cabos de comando para automóveis, motos, máquinas agrícolas, com mais de 40 anos no mercado.

Além disso, produz cabos especiais para redes de energia e telecomunicações, eletrodomésticos, máquinas industriais e sistemas automotivos, estando ainda apta a desenvolver e executar os mais variados projetos de produção de cabos para os mais diversos segmentos de atividade.

No site Rede Âncora possível conferir todos os catálogos! Acesse!


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cinpal Rex - Peças Originais



Conheça a nossa parceira Cinpal Rex, uma empresa que está no mercado desde 1950, quando iniciou suas atividades fabricando semi-eixos forjados e , ao longo do tempo, se tornou fornecedora de praticamente todas as montadoras de veículos pesados, como caminhões, tratores, implementos agrícolas, e para a indústria de mineração especializada.

Na linha de produção destacam-se componentes para sistemas de transmissão, motores, suspensão e direção, eixos traseiro e dianteiro.

A Cinpal tem condições de fabricar sob desenho ou amostra qualquer tipo de peça forjada, fundida ou usinada, destacando-se semi-eixos, eixos entalhados, eixos cardan, engrenagens, eixos comando de válvulas, componentes de diferencial, engrenagens de câmbio e transmissão, braços de direção, mangas de eixo, engrenagens de motor, conjunto volante com cremalheira para motor.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Monroe Axios recebe prêmio por excelência da General Motors

A Monroe Axios foi reconhecida pela General Motors do Brasil como um dos melhores fornecedores de 2013. O prêmio global GM Supplier Quality Excellence Award destacou as 35 empresas com melhor desempenho.

O Supplier Quality Excellence Award está em sua segunda edição no Brasil e é realizado também na Europa, América do Norte e Ásia, simbolizando o reconhecimento específico da qualidade dos produtos. Os critérios e a avaliação são bastante rigorosos, buscando a melhoria do nível da cadeia de fornecedores.




A avaliação leva em consideração o indicador de qualidade da montadora (peças defeituosas na linha de montagem), Certificação ISO/TS e QSB, interrupções na linha de montagem, nenhuma entrega controlada e inexistência de reclamação de campo (carro com problema na concessionária, por exemplo), durante o período de 12 meses.

“O reconhecimento é resultado da excelente parceria com a GM há mais de 40 anos. Além disso, demonstra a dedicação e o compromisso que a Monroe Axios tem com seus clientes, oferecendo soluções e produtos tecnológicos que permitem às montadoras melhorar a produtividade e o desempenho ambiental”, explica Mario Sergio Fiorante, Vice-Presidente de Manufatura e Supply Chain Management da Tenneco South America.

A importância dos amortecedores





Essas pequenas peças fazem grandes diferenças! Os amortecedores de um veículo, além da função amortecimento, também garantem dirigibilidade e segurança. Eles são itens importantes da suspensão e atuam como freio do movimento das molas. São eles os responsáveis por atenuar os impactos na carroceria e manter os pneus sempre em contato com o solo. Segundo o Manual do Proprietário do veículo, a troca é recomendada em media a cada 40.000 km.
O Proprietário do veiculo pode verificar a cada 5.000 km se há vazamento de óleo nos amortecedores. Isso pode ocorrer por causa de fortes impactos, no caso de passar em um buraco em alta velocidade, por exemplo. O vazamento de óleo, além de causar a perda de ação dos amortecedores, danifica outros componentes, como batente, coifas e molas.
Produzidas dentro do mais alto grau de tecnologia e qualidade, as peças de metal borracha e componentes para suspensão Monroe Axios são as preferidas do mercado para controle de choques, ruídos e vibrações.

Líderes de vendas no Brasil, as peças Monroe Axios equipam veículos de passeio, utilitários, caminhões e ônibus das principais montadoras.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ABC do Carro - parte 2


Mais um pouco sobre as principais peças em um automóvel, seu funcionamento e funcionalidade. 

BARRA ESTABILIZADORA
Limita a inclinação lateral do carro nas curvas, também conhecida como rolling. Se não existisse essa barra, ficaria apenas para as molas e os amortecedores o trabalho de evitar que a carroceria se inclinasse demais. Mesmo assim, a suspensão teria que ser bastante dura para impedir uma capotagem. Com o auxílio dessa barra, a suspensão pode ser mais macia e, em conseqüência, fornecer maior conforto sem comprometer a estabilidade do veículo nas curvas.

BATERIA
Fonte de energia elétrica do carro. É um acumulador de eletricidade. Aciona o motor de arranque (que dá partida ao motor) e é responsável por manter todo o sistema elétrico do veículo em funcionamento.

BOBINA
Peça que compõe o sistema elétrico. Gera uma corrente de alta tensão a partir da menor corrente de energia contínua da bateria para o distribuidor (quando ele existe), que se encarrega de fornecer a faísca necessária para iniciar a combustão da mistura ar/combustível no interior do motor.

BOMBA DE ÁGUA
Presente em todos os motores refrigerados a água, é o equipamento que faz o líquido se movimentar pelo motor para resfriá-lo. Este componente serve para ativar sua circulação forçada no circuito de arrefecimento do motor. Retira o fluido quente do bloco e o leva para o radiador, que tem a função de resfriá-lo. É acionada por um motor elétrico ou pela correia que, ligada ao virabrequim, faz funcionar o alternador.

BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Equipamento que leva o combustível até o motor pela linha de alimentação. Existem dois tipos de bomba. A elétrica compõe um sistema mais moderno e é instalada dentro do próprio tanque de combustível. A mecânica, acionada por meio de um excêntrico instalado no eixo chamado comando, é menos utilizada atualmente. A movimentação de uma membrana elástica chamada diafragma dentro da bomba produz a sucção que impulsiona o combustível para o carburador, se for o caso, ou para o sistema de injeção.

CÂMBIO AUTOMÁTICO
O câmbio automático pode ter até seis marchas. Dispensa a embreagem e seu pedal. As letras e números que o acompanham são as iniciais em inglês das posições em que o câmbio funciona e os números são as marchas. Em alguns modelos, há uma canaleta lateral que serve para se mudar as marchas manualmente. É o chamado câmbio seqüencial.

CÂMBIO MANUAL
A caixa de mudança do tipo manual pode ter até seis marchas, mais a ré. Sem o câmbio, as diferentes velocidades do motor não poderiam ser atingidas e nem haveria o total aproveitamento da potência motriz.

CARBURADOR
Dispositivo que regula a mistura ar/combustível na dose certa para o motor. A regulagem é feita manualmente ajustando a válvula chamada agulha. Existem carburadores simples, duplos e até triplos, dependendo da canalização. Nos carros mais modernos, foi substituído pela injeção eletrônica.

CILÍNDROS DE VÁLVULAS
Os cilindros são aberturas no bloco do motor nos quais os pistões deslizam, subindo e descendo de acordo com a explosão e o movimento do virabrequim. As válvulas servem para permitir a entrada da mistura ar/combustível (válvula de admissão) e deixar sair os gases resultantes da queima dessa mistura (válvula de escape).

CINTO DE SEGURANÇA
Equipamento de segurança, de uso obrigatório por lei, que prende os ocupantes do carro nos bancos. Dentro da caixa onde é feita a ancoragem do cinto de segurança existe uma engrenagem dentada que enrola e desenrola a tira do cinto. Ao lado dessa engrenagem, fica uma pequena esfera que aciona a trava em situações de impactos violentos. Em freadas bruscas, pode-se sentir que o cinto fica mais firme, segurando o corpo do seu usuário. A esfera funciona com a desaceleração, que aciona a trava de segurança, impedindo que a engrenagem se movimente. Os fabricantes do equipamento recomendam que, para maior segurança do motorista e dos passageiros, o cinto deve permanecer sempre o mais esticado possível (mesmo com o desconforto que isso possa causar).

COMANDO DE VÁLVULAS
É um eixo que controla o movimento das válvulas de admissão e escape. Acionado pelo virabrequim por meio da correia dentada, engrenagens ou corrente, o eixo de comando de válvulas possui excêntricos que determinam com precisão qual válvula deve se abrir ou fechar naquele exato instante, de maneira que obedeçam a uma seqüência correta.

COMBUSTÍVEL
É uma substância que, em determinadas condições de pressão e temperatura, combina-se com o oxigênio e inflama-se, gerando calor. As substâncias combustíveis podem ser líquidas, sólidas ou gasosas. Por misturar-se finamente com o ar, consideram-se carburantes os combustíveis líquidos e gasosos usados para alimentar todos os motores de combustão interna. Pode ser gasolina, que é o mais conhecido e utilizado em todo o mundo, álcool, diesel ou GNV (gás natural veicular).

CORREIA DENTADA
Correias transmitem movimento entre eixos paralelos. Existem correias planas, trapezoidais e dentadas. A correia dentada (que não transmite o movimento por atrito, mas pela tração exercida pelos dentes da correia sobre os dentes da polia) tem a função de transmitir a rotação do virabrequim para o eixo que comanda as válvulas do motor, sem que haja um deslizamento da correia na polia. Se a correia quebrar, o motor pára e não pega nem no tranco. Tentativas podem danificar peças como bielas, válvulas e até mesmo o virabrequim.