terça-feira, 4 de novembro de 2014

Nakata lança amortecedores para ônibus Mercedes-Benz

São mais de 32 aplicações destinadas à série de chassi O-500 para modelos fabricados entre 2001 e 2014. 
A Nakata está ampliando o número de itens em seu portfólio para veículos pesados, com os amortecedores convencionais destinados à série de chassi para ônibus O-500 da Mercedes-Benz, atendendo a várias versões fabricadas. São produtos para 32 aplicações de veículos fabricados entre 2001 e 2014.
Confira os códigos dos produtos para os modelos:

Modelo do veículo
Código
Aplicação
O-500 UA
AC 36074
Eixo intermediário, para aplicação traseira direita e esquerda
O-500 U e UA
AC 36075
Traseira direita e esquerda
O-500 M e MA
AC 36075
Dianteira e traseira direita e esquerda e eixo intermediário, traseira direita e esquerda
O-500 R, RS e RSD
AC 36075
Dianteira e traseira direita e esquerda. 

O-500 U e UA
AC 45022
Dianteira direita e esquerda.

 Todos os modelos fabricados entre 2001 e 2014. 
Os amortecedores de suspensão da Nakata contam com a certificação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial tanto de veículos leves quanto os da linha pesada. 

Os amortecedores Nakata, destinados aos caminhões e ônibus, têm garantia de seis meses ou 50 mil kmPor isso, é importante guardar o certificado de garantia que vem na embalagem do produto e o reparador deve entregá-lo ao dono do veículo. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

DAYCO LANÇA ITENS PARA O MOTOR SIGMA NA REPOSIÇÃO



Fornecendo as peças que equipam originalmente os motores Sigma 1.6 TiCVT, da montadora Ford, agora a Dayco também disponibiliza para o mercado de reposição os mesmos itens.

Com a mesma tecnologia e qualidade fornecidas para as principais montadoras do mundo, a Dayco lança para a reposição separadamente a correia, o tensionador e as duas peças juntas, compondo o Kit de Distribuição.

Produzidos desde 2009, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, os motores Sigma 1.6 TiCVT utilizam a correia dentada, o tensionador de distribuição e o damper (também conhecido como polia do virabrequim) que equipam os veículos New Fiesta 1.5 e 1.6, Focus 1.6 e New EcoSport 1.6, todos flex, também exportados para a Ford no México e Europa, onde são montados os modelos New Fiesta e EcoSport.

Os lançamentos podem ser aplicados em veículos fabricados a partir de 2009 e possuem os seguintes códigos Dayco:

Correia: 117SP220HT;
Tensionador: ATB1017;
Kit de Distribuição: KTB764.


A manutenção preventiva das correias e tensionadores deve ser feita a cada 30 mil km ou conforme a recomendação do manual de proprietário do veículo. 

EVOLUÇÃO DO CÂMBIO FREE CHOICE

A tecnologia Free Choice®, ou câmbio automatizado Dualogic, continua a evoluir, sempre priorizando a segurança e o conforto, tanto no software como no hardware, ambos desenvolvidos pela Magneti Marelli e, agora, com maior capacidade de processamento e memória. A principal novidade é o acelerômetro, componente introduzido no hardware da TCU (Unidade de Gerenciamento do Kit Free Choice®), capaz de reconhecer quando o veículo estiver em uma via inclinada, suavizando a arrancada em rampa. Além disso, dependendo dos sinais de aceleração lateral, as trocas de marcha no modo automático podem ser desabilitadas durante as curvas.

A tecnologia conta ainda com as funções Creeping, que coloca o carro em movimento em situações de baixa velocidade e sem o pedal de freio acionado, minimizando, dessa forma, a necessidade de que o condutor toque o pedal do acelerador, facilitando manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das grandes cidades, e Auto Up-shift Abort, que garante ultrapassagens mais seguras ao “perceber” a intenção de manobra do condutor e proporciona respostas mais rápidas ao comando do acelerador.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cuidados podem evitar desgaste prematuro de amortecedores



Para garantir a durabilidade de amortecedores, os motoristas podem tomar algumas precauções, entre elas, fazer periodicamente alinhamento e balanceamento de rodas e evitar ruas esburacadas.
Suspensao_NAKATA.jpg
A manutenção preventiva do veículo é fundamental para conservar a durabilidade de diversas peças, entre elas, do sistema de suspensão, bem como de um de seus componentes principais – os amortecedores. “O amortecedor, juntamente com bandeja, mola heliocoidal, pivô, terminal, bieleta, entre outras, merece atenção especial dos motoristas na hora da manutenção, pois são peças essenciais para garantir a segurança e o conforto dos ocupantes do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, marca da Affinia Automotiva.

Para evitar o desgaste prematuro de amortecedores, Silva recomenda fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas ou em ruas esburacadas, não rebaixar a suspensão e efetuar a manutenção preventiva do veículo.

A condição de uso dos amortecedores pode ser observada pelo próprio motorista. “Balanço excessivo nas freadas ou arrancadas, tendência de aquaplanagem em solos alagados e do automóvel deslizar para o lado de fora nas curvas, vibrações e ruídos na suspensão, desgaste de pneus e vazamento de fluido são indícios de amortecedores danificados ou comprometidos”, alerta.

Caso os amortecedores estejam comprometidos, é preciso antes da troca, verificar o estado dos outros componentes que integram o sistema de suspensão.  “As outras peças do conjunto de suspensão, como coxins e batentes, sofrem desgaste semelhante”, comenta.


A recomendação é, a partir dos 40 mil quilômetros rodados, revisar o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros.

Abastecida pela inovação!

O revolucionário Diesel Analyser Delphi oferece diagnósticos de combustível de primeiro nível


Uma pesquisa independente mostrou que mais de 80 por cento dos problemas de motores a diesel surgem de combustível de qualidade pobre ou contaminado. Operar os veículos com combustíveis abaixo do padrão pode levar à problemas de desempenho como entupimento do filtro, coqueificação do injetor, furo ou quebra do anel do pistão. Tais problemas precisam ser identificados na primeira oportunidade possível de forma a minimizar os danos a longo prazo ao motor. Análise imediata e precisa do combustível é, portanto, crítica.
Usando o novo analisador de combustível Delphi, os técnicos poderão realizar o diagnóstico de primeiro nível para verificar se o combustível cumpre os padrões EN590 mais atuais e identificar possíveis problemas de contaminação. Similarmente, as frotas de veículos comerciais podem usar a ferramenta para analisar a qualidade do combustível antes de reabastecer, reduzindo o risco de danos ao motor relacionados ao combustível. Até agora, as opções eram limitadas, com a maioria das oficinas escolhendo enviar amostras para um laboratório especialista de análise, custando tempo e dinheiro.
Incorporando a tecnologia eletrônica patenteada, a unidade manual rígida é projetada para fornecer às oficinas, autorizadas e frotas uma análise em tempo real do conteúdo do combustível a preço econômico. Especifica o nível de biocombustível na amostra de combustível e identifica se impurezas como óleos vegetais não refinados e gasolina estão presentes, fornecendo resultados imediatos e precisos através da tela de exibição digital. O volume do combustível necessário para realizar a análise é de apenas 46 ml, que pode ser retirado da bomba ou do filtro de combustível. Isto irá permitir aos técnicos receberem somente componentes do sistema para verificar o combustível, tão facilmente quanto aqueles que trabalham diretamente no veículo. Com estes dados, o usuário pode estabelecer rapidamente se existe uma quantidade inaceitável de biodiesel ou quaisquer impurezas apresentadas que podem impactar o sistema de injeção de combustível.
O kit do analisador de combustível completo da Delphi inclui um cabo USB, um adaptador principal, três tubos de medição de 50 ml, um guia de inicialização rápida e um CD com um manual do usuário e software de relatório. Está disponível em 10 idiomas em toda a rede de distribuidores de oficinas Delphi autorizadas.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DAYCO COM NOVAS APLICAÇÕES DE CORREIAS NA REPOSIÇÃO

Tradicional fabricante de correias e acessórios para o conjunto de força dos veículos e fornecedora de peças para as principais montadoras do mundo, a Dayco lança no Brasil correias para várias aplicações também na reposição.

As novidades abrangem veículos nacionais e importados, das marcas Chevrolet, Ford, Kia, Mercedes-Benz, Mitsubishi e Nissan.

Na Chevrolet, o modelo contemplado é o novo Classic, fabricado entre 2010 e 2011 e os itens lançados são correia para virabrequim, alternador, ar-condicionado e direção hidráulica.

Para o Ford Focus 2.0L 16V, modelos 2009 e 2010 estarão disponíveis as correias para o virabrequim e direção hidráulica.


Já para o Kia Sportage 2.0L 16V, de 2011 em diante os lançamentos são correia para virabrequim, alternador, bomba de água, direção hidráulica e ar-condicionado, os mesmos para os modelos C Class, CLK, SLK e E Class da Mercedes-Benz com motores 1.8L e 2.0L, produzidos de 2003 em diante, para os veículos Mitsubishi Pajero Full, a partir de 2010, com motor 3.5L V6 e também Nissan Frontier 2.5L diesel, com fabricação a partir de 2009.

Magneti Marelli lança novo equipamento de diagnose



Novo equipamento de diagnose foi desenvolvido a partir do Tester Logic que, além de veículos leves e pesados, também está apto a diagnosticar os sistemas de motos. Porém, atendendo a demandas específicas do mercado, o Full Bike foi criado especialmente para esse segmento, apresentando como diferencial a sua excelente relação custo x benefício.
O Tester Logic Full Bike faz parte da linha de equipamentos de diagnose Magneti Marelli Extra e oferece diversas funções, de acordo com as características de cada modelo, nacional ou importado, permitindo a leitura de uma ampla gama de sistemas, como injeção eletrônica, ABS, painel de instrumentos, rede CAN, imobilizador, entre outros.

Ao navegar pelo diagnóstico, o reparador pode acessar o ambiente de Parâmetros, Ativações, Codificações, Erros, Dados da ECU, Relatório da Leitura e Ficha Técnica através de seu computador. Ao permitir a análise de mais de uma informação ao mesmo tempo, a tecnologia facilita e proporciona melhor interpretação de cada diagnose.