O Centro de Memória Bosch foi criado em 2003, com o objetivo de
resgatar, organizar, preservar e disponibilizar a comunidade o patrimônio
histórico-cultural da empresa. Composto por amplo acervo de documentos
textuais, fotografias, filmes e objetos reunidos ao longo de quase 60 anos de
presença da Bosch no Brasil, o Centro de Memória tem um papel fundamental na
preservação da história da empresa no País.
Localizado na matriz da empresa, em Campinas, o Centro de Memória é responsável pela preservação e tratamento técnico de cerca de 60 mil documentos iconográficos (imagens) e dois mil arquivos audiovisuais. Os principais conjuntos fotográficos datam do final da década de 1950 até os dias atuais.
"Além de fonte de pesquisa sobre a história da empresa no País, o acervo também contribui para estudos sobre o desenvolvimento dos municípios onde a Bosch está localizada e também sobre os aspectos da sociedade brasileira durante o processo de urbanização dessas cidades", informa Sandra Reis analista de Acervo Histórico do Centro de Memória Bosch.
O Centro de Memória é um dos principais projetos culturais mantidos atualmente pelo Instituto Robert Bosch. Por meio do Boschdoc é possível fazer pesquisas na base de dados do acervo documental do Centro de Memória Bosch.
Destaques
- Cerca de 60 mil documentos iconográfios.
- Cerca de 2 mil documentos audiovisuais.
- Acervo é composto por catálogos de produtos, relatórios anuais, folders, revistas, cartazes, calendá rios, anúncios, atas, clipping de matérias, press-releases etc.
- Mais de 1 mil pesquisas atendidas.
- Duas exposições no hall principal da matriz da empresa e duas exposições itinerantes.
- Publicação de um livro histórico (2004).
- Dois prêmios de projetos especiais em responsabilidade histórica: Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria Memória Empresarial e Responsabilidade Histórica, em 2007, e o Bosch Communication Awards, na categoria Projetos Especiais, em 2008.
- Cadastro de 954 pesquisadores.
- Integrante da Rede de Centros de Memória Empresarial, que reúne empresas que compartilham suas experiências e desafios voltados à organização, disponibilização de seus acervos e produtos gerados por eles.
Fazem parte da Rede de Centros de Memória Empresarial: Centro de Memória Bunge, Centro de Documentação e Memória Klabin, Memória Votorantim, Centro de História Unilever, Memória Globo, Espaço Memória It aú Unibanco, Centro de Memória J. Macedo, Centro de Documentação e Memória Gol, SESC Memórias, Memória Petrobrás, entre outros. Além da reflexão sobre a importância da Memória Empresarial, a Rede visa fortalecer a prática dos centros de memória no contexto de suas empresas.
Mais informações e acesso ao Boschdoc: http://centrodememoria.institutorobertbosch.org.br/cm/Index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário