terça-feira, 8 de julho de 2014

Como garantir a durabilidade das pastilhas de freio

Contaminação de agentes externos, rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e até a forma de dirigir influencia diretamente no desgaste da peça.

As pastilhas, item importante do sistema de frenagem do veículo, apresentaram evolução na composição nos últimos anos, com novos materiais que substituíram antigos, como o amianto, abolido por ser um material altamente nocivo à saúde. Compostos orgânicos, elementos metálicos, elementos abrasivos, redutores de atrito e catalisadores começaram a ser utilizados. No entanto, os cuidados continuam necessários para garantir a durabilidade do componente. “É preciso fazer manutenção preventiva, com inspeção visual a cada 10 mil km e revisar o veículo na periodicidade recomendada pelo fabricante”, afirma Eduardo Guimarães, supervisor de treinamento da Nakata. As pastilhas devem ter no mínimo 2 mm de espessura e possuir as características originais preservadas.
“Ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro e sinal de advertência no painel, podem ser indícios de desgaste das pastilhas”, alerta. É importante verificar se o veículo está puxando para um lado na frenagem, altura do pedal, esforço ao acionar o pedal e flutuação da pastilha.
Segundo Guimarães, a contaminação de agentes externos, rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e até a forma de dirigir influencia diretamente no desgaste da peça. Por isso, é importante usar o freio motor.
Ao revisar o sistema de freio, é essencial também verificar o estado do cubo de roda, tubos flexíveis, fluido de freio, pinça de freio e cilindro de roda. “Sempre que estiverem em mau estado, discos e tambores de freio devem ser substituídos, pois a usinagem pode ocasionar assentamento inadequado, prejudicando a eficiência do sistema”, adverte.
Ao fazer a substituição das peças do sistema de frenagem, a recomendação é optar por marcas tradicionais do mercado, que possuam SAC para informar detalhes de construção e aplicação. Guimarães lembra também que o processo de certificação de pastilhas está em andamento e o prazo para fabricação com o selo do Inmetro está previsto final de janeiro de 2016. “O selo irá trazer ainda mais segurança ao consumidor, garantindo a qualidade do produto”, conclui.

Sobre a Nakata:
A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.
A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.
No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

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