Não tem jeito: quem gosta de automóvel sempre quer saber
tudo sobre seu funcionamento, mas alguns componentes são bastante complicados
para um leigo. Então, se você não é engenheiro mecânico, aqui você encontra a
tradução do conceito e da funcionalidade das principais peças e sistemas de um
veículo, de forma simples e clara.
AEROFÓLIO
Peça com função aerodinâmica instalada na carroceria. Tem a
finalidade de ajudar a manter o veículo pressionado contra o solo quando em
movimento. Na maioria dos carros de série, que rodam dentro dos limites de
velocidade estabelecidos por lei, tem utilidade mais decorativa que efetiva.
Nos carros de competição é que seu desempenho se revela fundamental,
principalmente nos carros monopostos de rodas descobertas. Sem utilizar os
aerofólios, eles simplesmente decolariam ao atingir grandes velocidades.
AIRBAG
Considerado acessório, é uma bolsa de ar que infla em caso
de colisão para proteger motorista e passageiro. O mais comum é o frontal, mas
já existem carros com airbags laterais. Pode ser considerado um auxiliar do cinto
de segurança. No Brasil, os carros estão equipados com o modelo europeu, que é
detonado em batidas a partir de 24 km/h (com velocidade de explosão de 150
km/h), ou com o americano, que detona em colisões a partir dos 15 km/h com
velocidade de explosão de 320 km/h. Em ambos os casos, o estrondo atinge
aproximadamente 140 decibéis, o que equivale ao barulho produzido por uma
turbina de avião. A bolsa é inflada quando um sensor de desaceleração ativa um
recipiente que contém várias pastilhas propelentes. Elas recebem uma descarga
elétrica que provoca a liberação de um gás, responsável por encher a bolsa.
Todo esse processo não leva mais que 15 milissegundos (1 milissegundo equivale
a 1 milésimo de segundo).
ALTERNADOR
O alternador é um gerador de corrente alternada que é
transformada em corrente contínua por componentes eletrônicos. É acionado por
uma correia ligada ao motor. A própria bateria é recarregada graças ao
funcionamento do alternador. Com isso, ela fornece a energia que alimenta
faróis, lanternas, ar-condicionado, vidros elétricos, rádio e CD player e
outros acessórios elétricos nos veículos.
AMORTECEDOR
Equipamento que integra o sistema de suspensão do automóvel.
Instalado junto com as molas em cada uma das rodas, compensa o balanço, absorve
as oscilações da carroceria e é responsável por manter as rodas do carro sempre
em contato com o chão diante das diferentes superfícies e irregularidades que
podem surgir no solo, como lombadas e buracos.
AR-CONDICIONADO
Aparelho que muda a temperatura e a umidade de um ambiente
dentro de limites prefixados. Na realidade, o ar-condicionado não é
propriamente um gerador de frio, e sim um transformador do ar ambiente para
frio com a ajuda de um gás refrigerante que o alimenta. Possui um filtro para
eliminar impurezas vindas do ar externo. Item de conforto praticamente
indispensável em regiões tropicais, onde um carro estacionado ao sol pode
atingir temperatura interna de até 70 entígrados. Recomenda-se uma revisão
anual para verificar o filtro (quee pode acumular fungos, por exemplo) e o
nível do gás e ligá-lo também no inverno para que seus componentes não fiquem
ressecados. Nos carros 1.0 que têm ar-condicionado instalado de fábrica,
sistemas desativam momentaneamente o aparelho, canalizando toda a potência possível
para o motor em ultrapassagens, por questão de segurança. Atenção: todo
ar-condicionado retira de 7,5 a 15 cavalos de potência do motor.
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