quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Leia a entrevista do Presidente da Rede Âncora, Ogeny Maia, ao Jornal Oficina Brasil

O presidente da Rede Âncora concedeu uma entrevista ao Jornal Oficina Brasil, onde falou sobre  o futuro da Rede, investimentos e novos projetos. Confira a entrevista na integra abaixo:

Rede Âncora projeta expandir sua área de atuação e chegar em 2016 com mil lojas

Associação de autopeças possui 750 lojas em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal

Inspirado no modelo das redes de varejo utilizado nos EUA e Europa, um grupo de doze empresários criou a Rede Âncora, uma associação de comerciantes de autopeças com abrangência nacional. A empresa, que está em constante crescimento, planeja ampliar os serviços oferecidos em grande parte do país para atingir um volume considerável de compras, permitindo diminuir custos e aumentar os benefícios oferecidos aos seus associados.
Para atender o público cada vez mais exigente e estar no ritmo da evolução do mercado de reparação automotiva, a Rede anuncia novos investimentos para chegar em 2016 com 1000 lojas associadas, nos Estados em que já atua.
Segundo o presidente da Rede Âncora, Ogeny Pedro Maia , a empresa também está trabalhando para até 2020 levar a Rede para todo o país, sempre mantendo a qualidade nos serviços e atendimento ao cliente.
“Na Rede Âncora, empresas que antes eram concorrentes tornam-se aliadas estratégicas e passam a trocar informações em gestão, marketing e tecnologia de produtos. Essa ação transforma o concorrente em um parceiro de negócios, por isso o associativismo tem se revelado uma ótima opção de sobrevivência e crescimento”, afirma Ogeny.
A empresa conta com 750 lojas, que disponibilizam produtos e serviços em 15 Estados, além do Distrito Federal, nas linhas leve e pesada. O sistema de compras da Rede é totalmente informatizado, permitindo acesso a mais de 100 mil itens, entre peças e acessórios, 24 horas por dia. Os pedidos são atendidos, em grande parte, por meio de pronta entrega através dos centros de distribuição regional.
Em entrevista ao Jornal Oficina Brasil, o presidente da Rede Âncora relata sobre a trajetória da empresa, as estratégias adotadas para que os participantes sejam mais competitivos no mercado e os projetos de ser a melhor rede de distribuição de autopeças da América Latina.

Jornal Oficina Brasil – Relate como foi construída a história da Rede Âncora, no decorrer dos seus 16 anos de existência.

Ogeny Pedro Maia  - A Rede Âncora Brasil foi criada em 21 de maio de 1998 em São Paulo-SP, quando doze empresários uniram-se com o objetivo de elaborar soluções conjuntas para a administração de suas empresas. Hoje, após 16 anos de atuação no mercado brasileiro, é a maior associação de comerciantes de autopeças do País e a única com abrangência nacional.
A empresa passou por quatro fases durante sua implantação. A primeira delas foi entre 1998 e 2002, em que as decisões eram centralizadas em um único Estado. Em 2002 iniciou um novo formato, no qual havia a autonomia total dos Estados, funcionamos dessa forma até o ano de 2006. Em 2007-2010 trabalhamos com as decisões democráticas com padronização Nacional. Nossa quarta fase iniciou em 2011 e está vigente até hoje, nesta implantamos a cultura do planejamento estratégico de médio e longo prazo.

JOB – Quantas lojas a Rede possui?

Ogeny - Congregando 750 lojas de autopeças, nas linhas Leve e Pesada, a Rede Âncora está presente em 15 Estados e no Distrito Federal. Sua estrutura conta com 16 centros de distribuição regionalizados, onde é possível encontrar amplo estoque para pronta entrega; um sistema web para pedidos 24 horas, com mais de 130 mil itens cadastrados; e parceria com 100 grandes fábricas. O número de pontos de venda e o volume de negócios fazem dela a maior rede, em seu segmento, no País.

JOB - Qual é o caminho para quem deseja se associar?

Ogeny – Para se tornar um associado, o interessado deve acessar o site www.redeancora.com.br e no link Fale Conosco selecionar o setor Comercial ou entrar em contato com o Centro de Distribuição do seu Estado.

JOB - Quais são os objetivos destas lojas no setor da reparação automotiva?

Ogeny - O objetivo é ter capilaridade em todos os locais em que existe a Rede Âncora, criar sinergia com o reparador oferecendo um mix de produtos variados. Cada região tem uma especificidade e os lojistas em seus pontos de vendas conhecem isso a fundo.

JOB - Qual é a importância da oficina independente para a Rede Âncora?

Ogeny - A oficina independente é importante para a Rede Âncora. Elas buscam produtos nas lojas, e têm carência de informação, garantia, procedência e qualidade.
A Rede Âncora, através de seus lojistas, leva informação e preço justo, além de garantia e assistência técnica. Nós oferecemos aos nossos parceiros reparadores atendimento rápido, qualificação e diversidade de produtos disponíveis nas lojas associadas, parcelamento via cartão de crédito e acesso à assistência técnica da indústria.

JOB – Quanto à concorrência em relação às concessionárias. Quais são as estratégias da empresa para vencer esse desafio?

Ogeny – Nós atendemos uma fatia do mercado que tem veículos acima de quatro anos de uso e, portanto, fora da garantia.
Nossa estratégia é fortalecer nossos lojistas com treinamento aos balconistas, estoquistas e com ferramentas de gestão de negócios para fornecer produtos de qualidade com preço justo aos seus clientes.

JOB – Qual é a importância da qualificação profissional dos reparadores para a Rede Âncora?

Ogeny – É muito importante a qualificação dos reparadores, principalmente para a boa aplicação das peças adquiridas e atendimento aos clientes. Por esse motivo orientamos que as lojas associadas, em conjunto com as fábricas, promovam diversos cursos de atualização e convidem o cliente reparador a comparecer nos locais onde são aplicados cursos e treinamentos de desenvolvimento profissional.
Temos uma comissão, desenvolvendo um projeto de redes de serviços para as lojas de linha pesada, para atender ao frotista a nível nacional. Para os reparadores em geral estamos construindo uma solução que levará a integração do lojista da Rede Âncora na plataforma móvel, facilitando a compra de peças.

JOB – Como está o programa da Universidade Âncora?

Ogeny – O projeto Universidade Âncora está em processo de implementação dentro dos Centros de Distribuição e após será estendido para as lojas.
Nosso objetivo com esse projeto é oferecer ao associado a oportunidade de ter acesso a treinamentos de gestão, marketing, técnicas de vendas entre outros cursos, que entendemos ser importantes para o associado, a fim de estimular o bom desenvolvimento do negócio.
O colaborador escolhe o módulo e recebe treinamento em dias específicos, realizando uma prova e recebendo uma nota e certificado de conclusão. O projeto para as lojas terá início em 2015.

JOB - Em novembro, acontece a Convenção Nacional de Lojistas organizada pela Rede Âncora. O que significa este evento e quais são as suas expectativas?

Ogeny – A convenção anual da Rede Âncora acontece nos dias 27 a 30 de novembro. O evento já é um sucesso pela sua adesão. Até o momento, já contamos com mais de 500 participantes, que irão vivenciar a maior convenção do gênero já realizada neste país.
Na nossa convenção, o associado e sua família se hospedam num aprazível resort cinco estrelas, à beira de uma praia maravilhosa da Bahia, e tem a presença no palco e fora dele dos Presidentes e Diretores das mais importantes indústrias de autopeças do Brasil, como Affinia, Magneti Marelli e TRW, entre tantas outras.
O evento conta com painéis de debate, workshops, palestrantes, apresentações das ações da diretoria executiva, reunião do conselho deliberativo e todos os associados bem-sucedidos para compartilhar experiências.
Um dos objetivos da convenção é compartilhar o sucesso, pois muitas vezes são nos momentos de descontração, entre as palestras, que trocamos informações que podem ser valiosas para o futuro dos nossos negócios.
Para participar o associado, indústrias e os lojistas, que têm interesse em conhecer a Rede, devem entrar no nosso site: www.redeancora.com.br, clicar no banner “Tô Indo Viagens” e faça a sua inscrição.

JOB - Quais são os principais planos e investimentos para 2014?

Ogeny – O ano começou com muitas novidades para a rede e seus parceiros, dentre elas, destaca-se o novo plano de marketing integrado Rede Âncora. Em 2014 escolhemos concentrar os investimentos em ações de marketing, para fortalecer o vínculo com os nossos fornecedores e dar visibilidade à marca junto aos nossos lojistas e clientes, como: feiras, kit institucional para novas lojas, padronização de uniformes e fachadas, investimento em mídias eletrônicas, marketing digital, campanhas promocionais no PDV, convenção nacional, informativo Semana em Foco, Revista Âncora News, Rádio Âncora e o mais novo investimento, a TV Âncora.

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