sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Spaal e seu compromisso com o Meio Ambiente



Conheça as ações de preservação do meio ambiente, adotadas pela Spaal I Dynamic!

A Spaal I Dynamic acredita que a sua política de governança traz benefícios ao ambiente de trabalho e sustentabilidade dos recursos naturais, não se restringindo a tão somente o cumprimento da legislação vigente.
Para garantir o sucesso do seu compromisso para com o meio ambiente, a Spaal I Dynamic compromete-se a atender os seguintes princípios:
·         Garantir que todos os processos, presentes e futuros, atendam as normas, legislações e outros requisitos assumidos;
·         Melhorar continuamente os processos, produtos e serviços, buscando reduzir os impactos prejudiciais ao meio ambiente e prevenindo a poluição;
·         Utilizar os recursos naturais racionalmente;
·         Promover a reciclagem de materiais e a minimização dos resíduos e emissões indesejados;
·         Educar, treinar e motivar seus colaboradores a executarem suas atividades de maneira ambientalmente responsável, a fim de minimizar os impactos ambientais advindos de suas atividades;
·         Todos os colaboradores da Spaal I Dynamic são responsáveis pelo cuidado ambiental em suas atividades como também pelo desempenho ambiental;.
·         Conduzir periodicamente auditorias ambientais e análises críticas internas a fim de garantir a melhoria contínua de seu desempenho ambiental;
·         Promover o diálogo aberto com seus colaboradores, fornecedores, empresas contratadas, comunidade, clientes e organizações governamentais e não  governamentais, de forma a fomentar a cultura de melhoria em favor da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A Spaal I Dynamic, através da sua política ambiental, reafirma seu conceito de "Reciclar. Efluente Zero", através de ações efetivadas que garantem aos processos a adequação à política da qualidade ambiental. Destacam-se:

Conscientização ecológica junto a seus funcionários;
Implantação da coleta seletiva de lixo;
Conscientização sobre a qualidade da água para consumo humano;
Reaproveitamento dos resíduos metálicos;
Disposição limpa e segura dos resíduos gerados




quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Toda a tecnologia da Cinpal Rex

Em nossa parceira, a Cinpal Rex, o intenso treinamento e intercâmbio técnico possibilitou que a Engenharia desenvolvesse sua tecnologia própria. Os fornecimentos para clientes, tais como: Mercedes-Benz, Caterpillar, ZF, Scania, Fiat Allis, New Holland, International Motores, Valmet, Volvo, Cummins, Meritor e General Motors atestam continuamente o grau de excelência alcançada.
Veja detalhes:

Fundição
Peças fundidas em areia, com peso de 1 à 60 kg em ferro fundido cinzento ou nodular, com capacidade de produção de 3000 ton/mês.
O sistema de areia totalmente automatizado mantém a qualidade do produto. Fornos a indução de última geração, garantem a metalurgia desejada e as propriedades mecânicas e físicas.




Forjaria
Martelos de duplo efeito de até 17600 Kg, recalcadoras de até 8 polegadas e prensas de forjamento de até 6300 ton aptos a produzir peças de até 60Kg.



Usinagem
Usinagem independente com ferramentaria própria.
Equipamentos de última geração; "shaving", fresadoras de dentes, brochadeiras, retificadoras, fresadoras, furadeiras, tornos, centros de usinagem, retificadoras de dentes, equipamentos modernos de têmpera por indução, e uma moderna área de tratamento térmico, e colaboradores devidamente treinados conferem a alta qualidade dos produtos.


Conheça a Magneti Marelli



A Magneti Marelli é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978, contando com cerca de oito mil colaboradores. Líder de mercado em amortecedores, sistemas de injeção eletrônica e escapamentos e atua também nos segmentos de faróis, painéis de instrumentos, telemática, navegadores GPS, lanternas, camisas de cilindro, sistemas de suspensão, pedaleiras e módulos e componentes plásticos, dentre uma série de outros produtos.

É dona de marcas consagradas no mercado, como Cofap, Kadron e AutomotiveLighting. Possui 13 unidades produtivas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo), além de escritórios regionais de vendas em algumas das principais  capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).

As linhas de negócio da Magneti Marelli são:
·         Sistemas Eletrônicos (quadros de bordo, infotainment & telemática, computadores de bordo);
·         Iluminação Automotiva (sistemas de iluminação dianteira e traseira);
·         Powertrain (sistemas multicombustíveis, bicos injetores, câmbios FreeChoice, entre outros);
·         Sistemas de Suspensão (amortecedores, sistemas de suspensão e sistemas de controle dinâmico do veículo);
·         Sistemas de Exaustão (escapamentos, silenciadores e conversores catalíticos);
·         Motorsport (sistemas eletrônicos e eletromecânicos específicos para competições, com presença e liderança tecnológica na F1, MotoGP, SBK e WRC);
·         Plásticos, Componentes e Módulos Automotivos (componentes e módulos plásticos para veículos);

·         Aftermarket (distribuição ao mercado de reposição).

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Saiba mais sobre as iniciativas da Nakata


A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.


A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% , iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br .

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Conheça as novidades da Iks Cablex



A Iks Cablex produz cabos de comando para automóveis, motos, máquinas agrícolas, com mais de 40 anos no mercado.

Além disso, produz cabos especiais para redes de energia e telecomunicações, eletrodomésticos, máquinas industriais e sistemas automotivos, estando ainda apta a desenvolver e executar os mais variados projetos de produção de cabos para os mais diversos segmentos de atividade.

No site Rede Âncora possível conferir todos os catálogos! Acesse!


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cinpal Rex - Peças Originais



Conheça a nossa parceira Cinpal Rex, uma empresa que está no mercado desde 1950, quando iniciou suas atividades fabricando semi-eixos forjados e , ao longo do tempo, se tornou fornecedora de praticamente todas as montadoras de veículos pesados, como caminhões, tratores, implementos agrícolas, e para a indústria de mineração especializada.

Na linha de produção destacam-se componentes para sistemas de transmissão, motores, suspensão e direção, eixos traseiro e dianteiro.

A Cinpal tem condições de fabricar sob desenho ou amostra qualquer tipo de peça forjada, fundida ou usinada, destacando-se semi-eixos, eixos entalhados, eixos cardan, engrenagens, eixos comando de válvulas, componentes de diferencial, engrenagens de câmbio e transmissão, braços de direção, mangas de eixo, engrenagens de motor, conjunto volante com cremalheira para motor.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Monroe Axios recebe prêmio por excelência da General Motors

A Monroe Axios foi reconhecida pela General Motors do Brasil como um dos melhores fornecedores de 2013. O prêmio global GM Supplier Quality Excellence Award destacou as 35 empresas com melhor desempenho.

O Supplier Quality Excellence Award está em sua segunda edição no Brasil e é realizado também na Europa, América do Norte e Ásia, simbolizando o reconhecimento específico da qualidade dos produtos. Os critérios e a avaliação são bastante rigorosos, buscando a melhoria do nível da cadeia de fornecedores.




A avaliação leva em consideração o indicador de qualidade da montadora (peças defeituosas na linha de montagem), Certificação ISO/TS e QSB, interrupções na linha de montagem, nenhuma entrega controlada e inexistência de reclamação de campo (carro com problema na concessionária, por exemplo), durante o período de 12 meses.

“O reconhecimento é resultado da excelente parceria com a GM há mais de 40 anos. Além disso, demonstra a dedicação e o compromisso que a Monroe Axios tem com seus clientes, oferecendo soluções e produtos tecnológicos que permitem às montadoras melhorar a produtividade e o desempenho ambiental”, explica Mario Sergio Fiorante, Vice-Presidente de Manufatura e Supply Chain Management da Tenneco South America.

A importância dos amortecedores





Essas pequenas peças fazem grandes diferenças! Os amortecedores de um veículo, além da função amortecimento, também garantem dirigibilidade e segurança. Eles são itens importantes da suspensão e atuam como freio do movimento das molas. São eles os responsáveis por atenuar os impactos na carroceria e manter os pneus sempre em contato com o solo. Segundo o Manual do Proprietário do veículo, a troca é recomendada em media a cada 40.000 km.
O Proprietário do veiculo pode verificar a cada 5.000 km se há vazamento de óleo nos amortecedores. Isso pode ocorrer por causa de fortes impactos, no caso de passar em um buraco em alta velocidade, por exemplo. O vazamento de óleo, além de causar a perda de ação dos amortecedores, danifica outros componentes, como batente, coifas e molas.
Produzidas dentro do mais alto grau de tecnologia e qualidade, as peças de metal borracha e componentes para suspensão Monroe Axios são as preferidas do mercado para controle de choques, ruídos e vibrações.

Líderes de vendas no Brasil, as peças Monroe Axios equipam veículos de passeio, utilitários, caminhões e ônibus das principais montadoras.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ABC do Carro - parte 2


Mais um pouco sobre as principais peças em um automóvel, seu funcionamento e funcionalidade. 

BARRA ESTABILIZADORA
Limita a inclinação lateral do carro nas curvas, também conhecida como rolling. Se não existisse essa barra, ficaria apenas para as molas e os amortecedores o trabalho de evitar que a carroceria se inclinasse demais. Mesmo assim, a suspensão teria que ser bastante dura para impedir uma capotagem. Com o auxílio dessa barra, a suspensão pode ser mais macia e, em conseqüência, fornecer maior conforto sem comprometer a estabilidade do veículo nas curvas.

BATERIA
Fonte de energia elétrica do carro. É um acumulador de eletricidade. Aciona o motor de arranque (que dá partida ao motor) e é responsável por manter todo o sistema elétrico do veículo em funcionamento.

BOBINA
Peça que compõe o sistema elétrico. Gera uma corrente de alta tensão a partir da menor corrente de energia contínua da bateria para o distribuidor (quando ele existe), que se encarrega de fornecer a faísca necessária para iniciar a combustão da mistura ar/combustível no interior do motor.

BOMBA DE ÁGUA
Presente em todos os motores refrigerados a água, é o equipamento que faz o líquido se movimentar pelo motor para resfriá-lo. Este componente serve para ativar sua circulação forçada no circuito de arrefecimento do motor. Retira o fluido quente do bloco e o leva para o radiador, que tem a função de resfriá-lo. É acionada por um motor elétrico ou pela correia que, ligada ao virabrequim, faz funcionar o alternador.

BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Equipamento que leva o combustível até o motor pela linha de alimentação. Existem dois tipos de bomba. A elétrica compõe um sistema mais moderno e é instalada dentro do próprio tanque de combustível. A mecânica, acionada por meio de um excêntrico instalado no eixo chamado comando, é menos utilizada atualmente. A movimentação de uma membrana elástica chamada diafragma dentro da bomba produz a sucção que impulsiona o combustível para o carburador, se for o caso, ou para o sistema de injeção.

CÂMBIO AUTOMÁTICO
O câmbio automático pode ter até seis marchas. Dispensa a embreagem e seu pedal. As letras e números que o acompanham são as iniciais em inglês das posições em que o câmbio funciona e os números são as marchas. Em alguns modelos, há uma canaleta lateral que serve para se mudar as marchas manualmente. É o chamado câmbio seqüencial.

CÂMBIO MANUAL
A caixa de mudança do tipo manual pode ter até seis marchas, mais a ré. Sem o câmbio, as diferentes velocidades do motor não poderiam ser atingidas e nem haveria o total aproveitamento da potência motriz.

CARBURADOR
Dispositivo que regula a mistura ar/combustível na dose certa para o motor. A regulagem é feita manualmente ajustando a válvula chamada agulha. Existem carburadores simples, duplos e até triplos, dependendo da canalização. Nos carros mais modernos, foi substituído pela injeção eletrônica.

CILÍNDROS DE VÁLVULAS
Os cilindros são aberturas no bloco do motor nos quais os pistões deslizam, subindo e descendo de acordo com a explosão e o movimento do virabrequim. As válvulas servem para permitir a entrada da mistura ar/combustível (válvula de admissão) e deixar sair os gases resultantes da queima dessa mistura (válvula de escape).

CINTO DE SEGURANÇA
Equipamento de segurança, de uso obrigatório por lei, que prende os ocupantes do carro nos bancos. Dentro da caixa onde é feita a ancoragem do cinto de segurança existe uma engrenagem dentada que enrola e desenrola a tira do cinto. Ao lado dessa engrenagem, fica uma pequena esfera que aciona a trava em situações de impactos violentos. Em freadas bruscas, pode-se sentir que o cinto fica mais firme, segurando o corpo do seu usuário. A esfera funciona com a desaceleração, que aciona a trava de segurança, impedindo que a engrenagem se movimente. Os fabricantes do equipamento recomendam que, para maior segurança do motorista e dos passageiros, o cinto deve permanecer sempre o mais esticado possível (mesmo com o desconforto que isso possa causar).

COMANDO DE VÁLVULAS
É um eixo que controla o movimento das válvulas de admissão e escape. Acionado pelo virabrequim por meio da correia dentada, engrenagens ou corrente, o eixo de comando de válvulas possui excêntricos que determinam com precisão qual válvula deve se abrir ou fechar naquele exato instante, de maneira que obedeçam a uma seqüência correta.

COMBUSTÍVEL
É uma substância que, em determinadas condições de pressão e temperatura, combina-se com o oxigênio e inflama-se, gerando calor. As substâncias combustíveis podem ser líquidas, sólidas ou gasosas. Por misturar-se finamente com o ar, consideram-se carburantes os combustíveis líquidos e gasosos usados para alimentar todos os motores de combustão interna. Pode ser gasolina, que é o mais conhecido e utilizado em todo o mundo, álcool, diesel ou GNV (gás natural veicular).

CORREIA DENTADA
Correias transmitem movimento entre eixos paralelos. Existem correias planas, trapezoidais e dentadas. A correia dentada (que não transmite o movimento por atrito, mas pela tração exercida pelos dentes da correia sobre os dentes da polia) tem a função de transmitir a rotação do virabrequim para o eixo que comanda as válvulas do motor, sem que haja um deslizamento da correia na polia. Se a correia quebrar, o motor pára e não pega nem no tranco. Tentativas podem danificar peças como bielas, válvulas e até mesmo o virabrequim.


Nakata lança amortecedores para veículos Renault

A Nakata, fabricante de autopeças com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, lança mais quatro itens na linha de suspensão no mercado de reposição para veículos Renault.



Pioneira no desenvolvimento da tecnologia para amortecedores pressurizados, em 1984, a Nakata apresenta, agora, o amortecedor HG 31190 para aplicação no Megane (1996 a 2005) e Scénic (1999 a 2010), dianteiro direita e esquerda. Outro lançamento, com código HG 31192, é dirigido ao Megane (1996 a 2005), parte traseira direita e esquerda, enquanto o HG 33067 serve ao Megane Grand Tour (2006 a 2012), parte dianteira direita e esquerda. Já o HG 36068 é indicado ao Scénic (1999 a 2010), parte traseira direita e esquerda.

Há mais de 50 anos no Brasil, a Nakata, que pertence à Affinia Automotiva desde 2004, conta com portfólio diversificado de produtos, inclusive para veículos pesados.

Para conferir outros lançamentos das marcas da Affinia – Nakata, Spicer e Wix, e obter mais informações sobre produtos, basta acessar www.affinia1.com.br/informativo.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Centro de Memória Bosch completa 10 anos

O Centro de Memória Bosch foi criado em 2003, com o objetivo de resgatar, organizar, preservar e disponibilizar a comunidade o patrimônio histórico-cultural da empresa. Composto por amplo acervo de documentos textuais, fotografias, filmes e objetos reunidos ao longo de quase 60 anos de presença da Bosch no Brasil, o Centro de Memória tem um papel fundamental na preservação da história da empresa no País. 



Localizado na matriz da empresa, em Campinas, o Centro de Memória é responsável pela preservação e tratamento técnico de cerca de 60 mil documentos iconográficos (imagens) e dois mil arquivos audiovisuais. Os principais conjuntos fotográficos datam do final da década de 1950 até os dias atuais.

"Além de fonte de pesquisa sobre a história da empresa no País, o acervo também contribui para estudos sobre o desenvolvimento dos municípios onde a Bosch está localizada e também sobre os aspectos da sociedade brasileira durante o processo de urbanização dessas cidades", informa Sandra Reis analista de Acervo Histórico do Centro de Memória Bosch.

O Centro de Memória é um dos principais projetos culturais mantidos atualmente pelo Instituto Robert Bosch. Por meio do Boschdoc é possível fazer pesquisas na base de dados do acervo documental do Centro de Memória Bosch.

Destaques

- Cerca de 60 mil documentos iconográfios.
- Cerca de 2 mil documentos audiovisuais.
- Acervo é composto por catálogos de produtos, relatórios anuais, folders, revistas, cartazes, calendá rios, anúncios, atas, clipping de matérias, press-releases etc.
- Mais de 1 mil pesquisas atendidas.
- Duas exposições no hall principal da matriz da empresa e duas exposições itinerantes.
- Publicação de um livro histórico (2004).
- Dois prêmios de projetos especiais em responsabilidade histórica: Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria Memória Empresarial e Responsabilidade Histórica, em 2007, e o Bosch Communication Awards, na categoria Projetos Especiais, em 2008.
- Cadastro de 954 pesquisadores.
- Integrante da Rede de Centros de Memória Empresarial, que reúne empresas que compartilham suas experiências e desafios voltados à organização, disponibilização de seus acervos e produtos gerados por eles.

Fazem parte da Rede de Centros de Memória Empresarial: Centro de Memória Bunge, Centro de Documentação e Memória Klabin, Memória Votorantim, Centro de História Unilever, Memória Globo, Espaço Memória It aú Unibanco, Centro de Memória J. Macedo, Centro de Documentação e Memória Gol, SESC Memórias, Memória Petrobrás, entre outros. Além da reflexão sobre a importância da Memória Empresarial, a Rede visa fortalecer a prática dos centros de memória no contexto de suas empresas.

Mais informações e acesso ao Boschdoc: http://centrodememoria.institutorobertbosch.org.br/cm/Index.asp

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ABC do carro - parte 1



Não tem jeito: quem gosta de automóvel sempre quer saber tudo sobre seu funcionamento, mas alguns componentes são bastante complicados para um leigo. Então, se você não é engenheiro mecânico, aqui você encontra a tradução do conceito e da funcionalidade das principais peças e sistemas de um veículo, de forma simples e clara.

AEROFÓLIO
Peça com função aerodinâmica instalada na carroceria. Tem a finalidade de ajudar a manter o veículo pressionado contra o solo quando em movimento. Na maioria dos carros de série, que rodam dentro dos limites de velocidade estabelecidos por lei, tem utilidade mais decorativa que efetiva. Nos carros de competição é que seu desempenho se revela fundamental, principalmente nos carros monopostos de rodas descobertas. Sem utilizar os aerofólios, eles simplesmente decolariam ao atingir grandes velocidades.

AIRBAG
Considerado acessório, é uma bolsa de ar que infla em caso de colisão para proteger motorista e passageiro. O mais comum é o frontal, mas já existem carros com airbags laterais. Pode ser considerado um auxiliar do cinto de segurança. No Brasil, os carros estão equipados com o modelo europeu, que é detonado em batidas a partir de 24 km/h (com velocidade de explosão de 150 km/h), ou com o americano, que detona em colisões a partir dos 15 km/h com velocidade de explosão de 320 km/h. Em ambos os casos, o estrondo atinge aproximadamente 140 decibéis, o que equivale ao barulho produzido por uma turbina de avião. A bolsa é inflada quando um sensor de desaceleração ativa um recipiente que contém várias pastilhas propelentes. Elas recebem uma descarga elétrica que provoca a liberação de um gás, responsável por encher a bolsa. Todo esse processo não leva mais que 15 milissegundos (1 milissegundo equivale a 1 milésimo de segundo).

ALTERNADOR
O alternador é um gerador de corrente alternada que é transformada em corrente contínua por componentes eletrônicos. É acionado por uma correia ligada ao motor. A própria bateria é recarregada graças ao funcionamento do alternador. Com isso, ela fornece a energia que alimenta faróis, lanternas, ar-condicionado, vidros elétricos, rádio e CD player e outros acessórios elétricos nos veículos.

AMORTECEDOR
Equipamento que integra o sistema de suspensão do automóvel. Instalado junto com as molas em cada uma das rodas, compensa o balanço, absorve as oscilações da carroceria e é responsável por manter as rodas do carro sempre em contato com o chão diante das diferentes superfícies e irregularidades que podem surgir no solo, como lombadas e buracos.

AR-CONDICIONADO

Aparelho que muda a temperatura e a umidade de um ambiente dentro de limites prefixados. Na realidade, o ar-condicionado não é propriamente um gerador de frio, e sim um transformador do ar ambiente para frio com a ajuda de um gás refrigerante que o alimenta. Possui um filtro para eliminar impurezas vindas do ar externo. Item de conforto praticamente indispensável em regiões tropicais, onde um carro estacionado ao sol pode atingir temperatura interna de até 70 entígrados. Recomenda-se uma revisão anual para verificar o filtro (quee pode acumular fungos, por exemplo) e o nível do gás e ligá-lo também no inverno para que seus componentes não fiquem ressecados. Nos carros 1.0 que têm ar-condicionado instalado de fábrica, sistemas desativam momentaneamente o aparelho, canalizando toda a potência possível para o motor em ultrapassagens, por questão de segurança. Atenção: todo ar-condicionado retira de 7,5 a 15 cavalos de potência do motor.