quarta-feira, 25 de junho de 2014

Nakata lança cartilha sobre certificação de autopeças

A fabricante de autopeças Nakata, pertencente à Affinia Automotiva, lança cartilha com informações detalhadas sobre o processo de certificação compulsória de autopeças, que determina a comercialização de diversos componentes com o selo do Inmetro, incluindo amortecedores. A cartilha aborda a finalidade, os produtos que devem apresentar o selo de certificação e outras dicas relacionadas à certificação de autopeças, bem como os prazos de comercialização.

A Nakata recebeu a certificação de conformidade do Inmetro para amortecedores em novembro de 2012. A obrigatoriedade do selo do Inmetro para fabricantes e importadores dessa peça entrou em vigor em janeiro de 2013. Para distribuidores, o prazo para comercialização se encerrou em julho de 2013 e para o varejo termina em julho de 2014.

“A certificação com o selo do Inmetro estimula o desenvolvimento do mercado de reposição, garantindo a comprovação de qualidade dos produtos e segurança para os consumidores. Por isso, devido à importância dessa medida, a Nakata está distribuindo gratuitamente cartilhas sobre o assunto para sanar eventuais dúvidas de lojistas e reparadores”, afirma a gerente de marketing da Affinia, Sabrina Carbone.

A portaria exige o selo do Inmetro para amortecedores no mercado de reposição destinados a veículos fabricados a partir de janeiro de 2000, no entanto, há algumas exceções que estão destacadas na cartilha. O selo do Inmetro é gravado na peça e também na embalagem para facilitar a visualização. A cartilha da Nakata sobre a certificação do Inmetro também está disponível em versão online pelos sites www.sincopecas.org.br e www.nakata.com.br


Fonte: O Mecânico

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mercado nacional de veículos seminovos continua em alta

De acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as vendas de veículos seminovos em maio atingiram 1.103.156 unidades no mês, 7,4% maior do que o registrado em abril, quando foram comercializados 1.026.916 veículos.

Confira abaixo a tabela dos seminovos mais vendidos até maio de 2014:

A entidade atribui o resultado positivo às boas ofertas que o consumidor encontra e à melhoria do crédito concedido pelas financeiras para esse tipo de operação, com o consequente recuo da inadimplência nesse tipo de financiamento. O presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, afirma que o consumidor conta com preços competitivos, uma alta oferta de veículos seminovos e condições de venda dentro da sua capacidade de pagamento.
“Além disso, embora ainda estejamos enfrentando uma seletividade mais rigorosa na aprovação do crédito, os financiamentos estão mais seguros, proporcionando a concretização do negócio. A perspectiva é que essas condições sejam mantidas pelos próximos meses, oferecendo boas oportunidades para os consumidores interessados em adquirir ou trocar um automóvel”, declara Ilídio.
A entidade reforça que o resultado dos primeiros cinco meses de 2014 foi de 5.160.407 veículos comercializados – 6,2% acima do mesmo período do ano passado – entre autos, comerciais leves, comerciais pesados, motos e outros modelos.
Fonte: O Mecânico

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Nakata apresenta novos kits de amortecedores

Entre os lançamentos exclusivos na Autopar, a fabricante apresenta kit de amortecedores com 170 itens dirigidos a maior parte dos veículos circulantes das principais montadoras do País.

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, apresentou novos kits de amortecedores durante a 7ª edição da Autopar – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, que acontece de 4 a 7 de junho, no Expotrade, em Pinhais, Curitiba/PR.

Foram lançados cerca de 170 itens, dirigidos a maior parte dos veículos circulantes das principais  montadoras do País. “A linha de kit de amortecedores complementa a linha de amortecedores e contribui ainda mais para o aumento do portfólio de suspensão da marca Nakata”, ressalta a gerente de marketing da Affinia Automotiva, Sabrina Carbone.

Marca da Affinia Automotiva, empresa especializada na fabricação e distribuição de autopeças para o mercado de reposição, a Nakata também tem outras novidades, assim como a Spicer e Wix.

Fonte: Segs

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Delphi recebe prêmio PACE por tecnologia revolucionária

Mantendo a tradição de muitos anos, a Delphi Automotive PLC (NYSE: DLPH) recebeu em 2014 o prêmio Automotive News PACE (Premier Automotive Suppliers’ Contribution to Excellence) pela sua tecnologia de Sistema Mecanicamente Assistido ErgoMate™. A empresa já ganhou 17 prêmios PACE e lidera o ranking com o maior número de reconhecimentos.
Além da premiação, a Delphi também é finalista com a tecnologia Multec® Heated Tip Cold Start System e também pelo sistema de Solda por Fricção (Friction Stir Welding – FSW).
“A Delphi tem como foco principal desenvolver produtos inovadores que os clientes exigem e dos quais os consumidores não abrem mão”, declarou Jeff Owens, CTO da Delphi (Diretor de Tecnologia). “Um prêmio como o PACE reforça a liderança da Delphi em desenvolver produtos seguros, sustentáveis e conectados que fazem a diferença.”
Durante 20 anos, o Prêmio Automotive News PACE reconheceu a inovação, o avanço tecnológico e o desempenho empresarial entre fornecedores do setor automotivo. Este prêmio é considerado mundialmente uma referência de inovação em todo o setor.
Delphi, vencedora do Prêmio PACE 2014:
Categoria do Produto: Sistema Mecanicamente Assistido ErgoMate
A quantidade de componentes eletrônicos em carros cresceu, assim como o tamanho dos sistemas de conexão, fazendo com que estes ficassem muito grandes para serem acoplados manualmente. O Sistema Mecanicamente Assistido ErgoMate da Delphi capacita os operadores da linha de produção de veículos a terem mais eficiência na hora de acoplar os conectores com uma única ação manual, que não requer um pré-posicionamento e não deixa riscos de acoplamentos mal executados. Essa ação única e ergonômica reduz o tempo de montagem, garante o sucesso em operações de “montagem cega” do conector, reduz a força de acoplamento e proporciona uma forte sensação tática que permite que o operador saiba que o acoplamento foi bem sucedido. Além disso, o sistema ajuda a melhorar a qualidade e o desempenho ao resolver os problemas de garantia associados a conexões mal encaixadas.
Produtos da Delphi finalistas do Prêmio PACE 2014:
Categoria de Processos de Manufatura e Equipamentos de Capital: Solda por Fricção de caixas seladas e trocadores de calor para sistemas eletrônicos automotivos
A Delphi otimizou sua tecnologia de Solda por Fricção (Friction Stir Welding - FSW) em dois tipos de processos de fabricação de sistemas eletrônicos de alto volume. O primeiro integra um trocador de calor líquido ao corpo do módulo eletroeletrônico, substituindo os selos colados ou fixados por uma robusta junção hermética à prova de vazamentos. O segundo processo solda tampas de alumínio a caixas de alumínio fundido para proteger os dispositivos eletrônicos debaixo do capô. Esse processo substitui o antigo e tradicional método de “colagem e aparafusamento”. A implementação dos dois processos resulta em produtos com menor custo e um desempenho ambiental de primeira classe.
Categoria do Produto: Multec Heated Tip Cold Start System
Primeiro do mercado a ter um motor com o sistema de partida a frio que inclui um inovador injetor de combustível e um sistema de controle para veículos Flex, o sistema Multec Heated Tip Cold Start da Delphi aquece rapidamente o Etanol para acelerar o processo de vaporização. O controle do sistema permite regular a quantidade de energia enviada ao sistema de aquecimento de cada injetor, que aumenta a temperatura do Etanol durante a partida e durante a fase fria. Quando o aquecimento é aplicado em conjunto com o sistema de gerenciamento de motor, a performance da partida a frio com Etanol se iguala à da gasolina, eliminando a necessidade de um sistema auxiliar de combustível. Ao permitir a redução do consumo na partida e fase fria, os injetores aquecidos da Delphi também oferecem uma redução considerável nos índices de emissões.