segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Magneti Marelli atinge marca histórica



A Magneti Marelli, uma das principais empresas de autopeças do mundo e pioneira da tecnologia flex no mercado brasileiro, comemora a marca histórica na indústria automotiva brasileira ao equipar mais de 10 milhões de veículos com o SFS® - Softtware Flexfuel Sensor.
O número corresponde a 67% dos cerca de 15 milhões de automóveis bicombustíveis comercializados no Brasil desde 2003, quando foi lançado o sistema. Esses dados são referentes ao total de licenciamentos realizados entre 2003 e 2011, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ao longo desse período, os veículos bicombustíveis se tornaram a grande maioria e, atualmente, correspondem a 83% das vendas – de janeiro a junho deste ano, foram comercializadas 1.402.672 unidades.
Para o consumidor, a principal vantagem é poder escolher o combustível com melhor relação custo benefício e, neste caso, o etanol se torna uma alternativa à gasolina. Estudos apontam que a utilização do combustível derivado do petróleo tem ocasionado problemas ao meio ambiente, devido à alta emissão de CO2 (dióxido de carbono). O combustível vegetal tem uma queima mais completa, reduzindo a quantidade de poluentes na atmosfera.
A história do flex começou em março de 2003, quando a Magneti Marelli revolucionou a indústria automobilística com o lançamento do primeiro sistema flexfuel, batizado de SFS® – Software Flexfuel Sensor. A tecnologia gerencia a queima do álcool, da gasolina ou de qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis no mesmo motor. Desta forma, a escolha passou a ser então do motorista e não da montadora. O SFS® é um avançado programa de computador inserido no módulo de comando da injeção eletrônica, também conhecido como centralina.
Esta tecnologia identifica e quantifica a mistura entre álcool e gasolina do tanque, utilizando informações recebidas de sensores instalados em todo o sistema de injeção de combustível, entre eles a sonda lambda, localizada no escapamento, sensores de detonação, rotação, velocidade e temperatura.
A partir dessas informações, o programa determina a quantidade de combustível que será injetada no motor e também o instante da faísca que vai saltar da vela para efetuar a queima dessa mistura – os sistemas bicombustíveis existentes em outros países exigem a inclusão de um sensor físico de alto custo para fazer este tipo de análise, algo desnecessário no caso do SFS®.
Atualmente, a Magneti Marelli é líder no segmento de bicombustíveis no mercado brasileiro e fornece seu sistema para as montadoras CAOA-Hyundai, Fiat, Ford, Mitsubishi, PSA e Volkswagen.


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