segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Procedimentos para Instalação da caixa de direção mecânica NAKATA



1. Antes da instalação no veículo é necessário centralizar a caixa de direção.
2. Com a caixa na bancada movimente a cremalheira de um extremo a outro contando o número de voltas do pinhão. Para isso utilize uma ferramenta apropriada acoplada ao pinhão tomando cuidado para não danificar as estrias.
Exemplo: se o pinhão girou de um extremo a outro 4 voltas basta retornar o pinhão 2 voltas para que a cremalheira fique centralizada. 
3. Instale os terminais de direção cuidando para que a centralização não seja alterada. 
4. Finalize a instalação no veículo observando o correto posicionamento da vedação no painel corta fogo.
5. Providencie o alinhamento / geometria de direção e suspensão em equipamento apropriado.
Obs.: É considerado normal durante os primeiros dias de uso da nova caixa a sensação de direção um pouco pesada devido ao ajuste de fábrica. Essa característica desaparece com o uso normal do veículo.
Atenção:
Sistemas de direção e suspensão trabalham em conjunto. Desgastes e folgas excessivas em, amortecedores, braços oscilantes, barras estabilizadoras, buchas, pivôs, coxins, rolamentos e pneus gastos, descalibrados ou desalinhados influenciam na dirigibilidade e comportamento do veículo e podem induzir o reparador a diagnósticos incorretos. É importante que todos esses componentes sejam inspecionados antes de proceder a troca da caixa de direção. 
Nos veículos listados abaixo verifique também:
Fiesta / KA: A cruzeta da coluna de direção.
Com o tempo de uso é normal esse componente apresentar desgaste e o barulho pode ser confundido com a caixa de direção, ou ainda apresentar travamento tornando a direção muito dura.
Corsa: verificar bucha e rolamento inferior e rolamento superior da coluna, cruzeta e coluna retrátil.
VW: verifique as buchas da coluna
Uno, Corsa, Escort, Chevette: Verificar bucha da braçadeira de fixação da caixa.
Na tabela abaixo, apresentamos os principais sintomas associados a caixa de direção e que normalmente a causa ser pode outro componente:

Sintomas não Associados a defeitos de caixa de Direção
1.    Direção Pesada
Possiveis Causas: Pressão dos pneus abaixo do recomendado pelo fabricante. Cambagem fora do especificado
2.    Direção Pesada - dificuldade da direção retornar a sua posição
Possiveis Causas: Alinhamento / Geometria fora do especificado
3.     Ruido ao trafegar em pisos irregulares
Possiveis Causas: Desgaste na cruzeta da coluna de direção resulta em ruído similar ao produzido por pinhão e cremalheira desgastados.
4.    Folga excessiva e ruído na caixa de direção
Possiveis Causas: Desgaste dos pivôs, terminais de direção, buchas, etc...
5.     Vibração e estalos durante manobras
Possiveis Causas: Coxins gastos / quebrados podem alterar inclusive a geometria da direção.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os sistemas de segurança ativa impedem acidentes


A melhor proteção contra acidentes é impedi-los. Há mais de 30 anos, a Bosch desenvolve sistemas de segurança ativa que contribuem significativamente para a redução do número de acidentes, apesar do aumento do tráfego. Os sistemas de segurança ativa, como Sistema de Freios Antitravamento (ABS), Sistema de Controle de Tração (TCS) ou Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) intervêm antes que um acidente ocorra.
Frenagem sem o bloqueio das rodas
A introdução do primeiro ABS do mundo para carros de passeio pela Bosch em 1978 é um marco na área de segurança ativa. Desde então, aprimoramos constantemente o ABS para oferecer sistemas menores, mais leves e mais poderosos.
Princípio de funcionamento
Em uma situação de frenagem de emergência, a força de frenagem aplicada pelo motorista pode ser maior do que o pneu pode suportar. Neste caso, a roda trava. O pneu agora não consegue mais transferir nenhuma força de tração lateral. O veículo fica instável e fora de controle, visto que ele não reage mais aos comandos de direção do motorista. Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Em geral, a distância de parada é reduzida também.
Aceleração sem o giro em falso das rodas
O Sistema de Controle de Tração (TCS) é um desenvolvimento adicional da tecnologia ABS e foi lançado pela primeira vez no mercado pela Bosch em 1986, inicialmente, para veículos comerciais, e em 1987 para carros de passeio.
O TCS da Bosch impede que a roda derrape ao arrancar ou acelerar, particularmente em uma pista escorregadia ou molhada. Enquanto o ABS impede que as rodas travem durante a frenagem ao reduzir as pressões de frenagem, o TCS garante que as rodas não derrapem durante a arrancada ou a aceleração. Para fazer isso, o torque em cada roda acionada é reduzido de maneira correspondente. O TCS melhora a tração do veículo e aumenta a segurança ao evitar situações de condução instáveis dentro dos limites da física.
Princípio de funcionamento
Se uma das rodas acionadas tiver tendência de derrapar, o TCS será ativado. O TCS reduz o torque de acionamento fornecimento pelo motor e, se necessário, aplica freio a rodas individuais para regular o acionamento das rodas o mais rápido possível dentro do nível ideal.
Prevenção contra derrapagens
Em 1995, a segurança ativa atingiu outra dimensão graças à introdução do ESP®. O ESP® incorpora as funções do ABS e do TCS, com os benefícios adicionais do controle de estabilidade. O sistema oferece suporte ao motorista em todas as situações de condução. Ele detecta a iminência de derrapagem e intervém aplicando força de frenagem a rodas individuais e/ou reduzindo a força do motor para restaurar a estabilidade do veículo.
ESP® se torna obrigatório
Estudos internacionais mostram que o ESP® reduz significativamente o número de fatalidades e ferimentos no trânsito e se tornou uma contribuição importante para a segurança no trânsito. O ESP® se tornará um equipamento padrão nos EUA, no Canadá, na Austrália e na Europa nos próximos anos.


Saiba mais em: http://bit.ly/19vlv1y

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

De olho no combustível


Os esforços dos envolvidos na cadeia de distribuição de combustíveis para regularizar o mercado, fazendo frente aos problemas de qualidade, produziram resultados significativos. Hoje, as chamadas não conformidades são encontradas em apenas 2% das amostras coletadas nos postos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), depois de terem alcançado a marca de 20%, em 2000, ano em que a agência iniciou o monitoramento.
Mas, mesmo reduzido, o risco de abastecer com combustível adulterado ainda persiste. Da parte dos automobilistas, o que seria possível fazer para não figurar como vítima dos tais 2% da estatística da ANP?
Prevenir continua sendo o melhor remédio. Estar alerta e se preocupar com o momento antes do abastecimento evita muitos aborrecimentos. Pequenos detalhes revelam se o posto revendedor é mesmo de confiança. Sendo assim:
- Abasteça sempre no mesmo posto. Em caso de irregularidade, fica mais fácil detectar a origem do problema;
- Prefira posto com bandeira de uma distribuidora e que tenha a mesma marca nas bombas;
- Cuidado! Revendedores mal-intencionados pintam a cobertura do posto (chamada testeira) com as cores de grandes distribuidoras para iludir o consumidor, mas não há, em nenhum equipamento, cartaz ou uniforme dos frentistas, a identificação clara da marca cujas cores foram copiadas;
- A qualidade do combustível está diretamente atrelada ao preço. Desconfie de valores muito baixos;
- Procure postos que mantenham programas de controle de qualidade dos produtos. Na rede dos Postos Petrobras, os postos certificados ostentam cartazes para indicar que participam do De Olho no Combustível, programa pioneiro no mercado que completa 17 anos em 2013.
De olho no combustível (Foto: Banco de imagens Petrobras)
E se ainda restar dúvida, antes de abastecer, não esqueça de que:
- O posto revendedor é obrigado por lei (Resolução ANP nº33, de 14/11/2008) a informar ao consumidor, de forma clara e ostensiva, a origem do combustível comercializado.
- É obrigação do posto revendedor realizar análises dos produtos em comercialização sempre que solicitadas pelo consumidor. Para isso, o posto deve manter disponíveis os materiais necessários à realização das análises (Resolução ANP nº9, de 07/03/2007, artigo 8º).
Fiscalização - Os programas de qualidade das distribuidoras não têm caráter de fiscalização. Esta é uma atribuição legal da ANP, que fiscaliza a atividade de revenda dos combustíveis diretamente ou mediante convênios com órgãos da Administração Pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O objetivo é manter o funcionamento adequado do abastecimento nacional de combustíveis, garantindo segurança e qualidade, e promover o aumento da concorrência e da eficiência econômica.
Há vários tipos de sanções administrativas que podem ser aplicadas, desde multas e suspensão temporária do funcionamento do estabelecimento, até a revogação da autorização para o exercício da atividade.
É possível enviar perguntas, denúncias, reclamações e sugestões para a ANP por meio do portal www.anp.gov.br.

Fonte: Revista Autoesporte http://glo.bo/IPelKH

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Conheça a trajetória da IKS Cablex

A IKS ao longo dos anos

2007
Ampliação de 2.500m² à estrutura fabril, abrigando um novo centro de distribuição, células de produção, além de readequação dos departamentos comercial e de engenharia e ampliação dos laboratórios de testes e de controle de qualidade.
2002
Conquista de certificação ISO 9001. Reestilização da Logomarca.
2000
Ampliação de seu prédio próprio, totalizando agora cerca de 4.000 m² de área produtiva em um terreno de 25.000 m².
1997
Aquisição da marca e da estrutura produtiva da empresa CABLEX, uma empresa com mais de 20 anos de fornecimento para as principais montadoras do país.
1986
Ano em que foi adquirida pelos atuais proprietários e recebeu a denominação IKS Ind. de Cabos Ltda. passando a fabricar seus próprios produtos.
1970

Ano de fundação. Inicialmente denominada Indústria de Cabos Saltense Ltda. Tinha por objetivo principal a fabricação de componentes para a indústria de autopeças, em especial a de cabos de comando.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Instituto Robert Bosch


O Instituto Robert Bosch, criado em 2004, é a entidade responsável pelos programas sociais da Robert Bosch América Latina. Foi constituído em 1971, em Campinas, inicialmente como Associação Beneficente Robert Bosch.

Atualmente, o Instituto é responsável pelo desenvolvimento, gestão e apoio de projetos sociais que são realizados principalmente nas cidades de Campinas-SP, Curitiba-PR, Pomerode-SC e Aratu-BA, onde a Bosch esta presente com as suas fábricas.


Além do seu próprio programa, chamado Peça por Peça e desenvolvido com escolas nos bairros das comunidades vizinhas das fábricas, o Instituto Robert Bosch apoia projetos de outras entidades e ONGs alinhados com a política de responsabilidade Social do Grupo Bosch que, aqui no Brasil, tem o seu foco na educação de jovens. Anualmente, o Instituto Robert Bosch investe mais de R$ 3 milhões nos programas realizados no Brasil. Para mais informações sobre o Instituto acesse o site: www.institutorobertbosch.org.br 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Magnetti Marell implementa maior interatividade em seus rastreadores



Os veículos automotores nacionais deveriam sair de fábrica com rastreadores em 2014, mas ao contrário de ABS e airbag, o dispositivo de localização do veículo foi impedido de sair do papel por decisão judicial, proferida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região no dia 14 de novembro. A justiça entende que há violação do direito de privacidade e intimidade dos motoristas.

A medida pegou de surpresa os fabricantes de componentes eletrônicos, tais como Continental e Magneti Marelli. As duas empresas alegam que investiram pesado para atender uma demanda de 6 milhões de veículos. No entanto, agora o foco será direcionado para a conectividade.

Para não ficar no prejuízo, a Magnetti Marelli está alterando a programação dos rastreadores para permitir conectividade a bordo e discute o assunto com as montadoras. Entre as novas funções, o aparelho deverá passar informações sobre o estado do veículo para celular ou smartphone.

Derrota para o governo, o impedimento do rastreador é um duro golpe na política federal de combate ao roubo de veículos no Brasil. Ainda assim, o governo promete recorrer da decisão. No caso do SINIAV, a proposta continua firme e a partir de 2014, os veículos deverão contar com um chip para identificação em ruas e estradas, que em parte pode acabar substituindo o rastreador.

 Fonte: Valor http://bit.ly/18LqGqv

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Novidade Nakata!

Atenção, novidade fresquinha da Nakata!

Já está disponível na gama de produtos Nakata três novos terminais axiais para veículos Renault Duster, Kia Soul e Nissan Grand Livina, Livina e Tiida. Importantes componentes do sistema de direção, devem ser revisados uma vez por ano e substituídos quando avariados.

Você encontra os produtos em nosso catálogo no www.redeancora.com.br


Dica Técnica da Spaal


Confira a dica técnica da Spaal: 


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Magneti Marelli Motorsport: 2013 em uma corrida



Na Fórmula 1, todos os carros usam injetores de combustível criados sob medida pela Magneti Marelli Motorsport. A Magneti Marelli fornece também o sistema de recuperação de energia cinética na frenagem, o KERS, para os top team, desenvolvendo com primazia componentes estratégicos como o motogerador, o inversor e o controle eletrônico das baterias.
O sistema de telemetria WI-FI V2X Racing testado pela primeira vez em 2012, é usado para a transmissão de informações dos carros para os boxes. Em comparação com os instrumentos de telemetria tradicionais, esta tecnologia permite o compartilhamento em tempo real de uma maior quantidade de informações entre o carro, o box e os técnicos, além da transmissão de voz entre o piloto e a equipe.
Além desses sistemas, a Magneti Marelli também fornece, para várias equipes de F1, bobinas, bombas de combustível, sensores e alternadores.
No que diz respeito às novas fronteiras da F1, a Magneti Marelli está trabalhando no desenvolvimento do sistema bi-direcional Wi-Fi V2X Racing de transmissão de dados com a capacidade de enviar vídeos com resoluções Full HD. Já o ano de 2014 será um desafio até mesmo no que diz respeito aos sistemas de combustível para a Fórmula 1 e a Magneti Marelli Motorsport já está testando injetores e bombas para motores GDI com pressões de combustível de até 500 bar. A Magneti Marelli também oferece bobinas de alta tensão de alta energia para motores turbo e unidades de controle eletrônico (ECU) para o controle de injetores GDI e bobinas de ignição de alta tensão, que utilizarão uma nova arquitetura de sistema elétrico multi-voltagem.
Nos protótipos de Le Mans (LMP), as equipes de ponta estão usando telemetria, sistemas de obtenção de dados e ferramentas de análise Wintax fornecidos pela Magneti Marelli. Tendo em vista os novos regulamentos em 2014, a Magneti Marelli também está desenvolvendo para a LMP o sistema ERS (Sistema de Recuperação de Energia), tecnologia que combina o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) com o HERS (Sistema de Recuperação de Energia Térmica).
No âmbito das séries FIA GP2 e GP3, a Magneti Marelli fornece, para todas as equipes, o sistema completo de controle do motor, a caixa de câmbio eletroativada e o sistema de obtenção de dados com software Wintax.
Passando para as competições de rali, no WRC (World Rally Championship) a Magneti Marelli é a fornecedora oficial da equipe Citroën. Entre os vários produtos usados no Citroën DS3 WRC destacam-se a central de controle eletrônico do motor e módulos de aquisição de dados com o software Wintax. Ainda no WRC, a Magneti Marelli já disponibilizou os injetores GDI (alta pressão).
São fornecidos também componentes de controle eletrônico do carro para a Skoda, que participa do ERC (European Rally Challenge) com um Fabia Super 2000, e ao Grupo PSA, para os carros usados em vários competições internacionais.


Fonte: Balcão Automotivo http://bit.ly/1cktrQf

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Monroe Axios amplia linha de produtos para leves e utilitários



Referência mundial em borracha e componentes para suspensão, empresa lança a linha de bieletas e incrementa sua linha de bandejas, buchas e coxins
A Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão, lança ao mercado de reposição sua nova linha de bieletas, além de ampliar sua linha de buchas, coxins e bandejas com buchas axios, disponibilizando ao consumidor final um portfólio ainda mais abrangente e confiável.
 A linha de bandejas com buchas Monroe Axios possui 25 itens de aplicação capazes de atender a 105 modelos de veículos das marcas Fiat, Ford e GM. Palio, Palio Weekend, Siena, Strada, Doblo e Stilo são os envolvidos da Fiat. Dentre os automóveis da Ford estão Escort, Courier, Fiesta (exceto novo Fiesta) e Ka. Referente à GM, ficam Astra, Vectra, S-10, Blazer, Zafira, Chevette, Marajó, Chevy, Corsa Hetch, Corsa Sedan, Corsa Wagon, Corsa Pick-up, Opala e Caravan.
As bieletas Monroe Axios atendem às montadoras Citroën, Fiat, Ford, GM, Honda, Kia, Mercedes, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen, e conta com 39 itens de aplicação para 73 modelos de veículos, incrementando o portfólio.
Com relação ao lançamento de buchas e coxins, são 44 novos itens para 12 marcas fabricantes de veículos: Audi, Citroën, Fiat, Ford, GM, Honda, Iveco, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Peugeot, Renault e Volkswagen.
Todos os produtos já estão disponíveis em lojas e centros automotivos do Brasil. “Aumentamos a linha de buchas, bieletas, bandejas e coxins da Monroe Axios com novas aplicações para oferecer ao mercado mais opções de produtos com a qualidade e a confiabilidade da nossa marca. Esta ação também nos dá a possibilidade de ter uma participação cada vez maior no mercado de reposição”, afirma Simone Blancas, Analista de Produto da Monroe Axios.

Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa http://bit.ly/1gjlEcy


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cinpal Rex: qualidade em primeiro lugar



A nossa parceira Cinpal Rex possui alto padrão de qualidade. Confira os certificados obtidos pela empresa:

O sistema de garantia da qualidade recebeu a Certificação ISO/TS 16949:2002 e NBR ISO 9001:2000 e os laboratórios modernos estão equipados para controle físico, químico e metalográfico dos materiais. Da mesma forma a empresa conta com equipamentos sofistificados para controle de ferramentas e produção, assegurando a qualidade dos produtos.

Confira os certificados de qualidade da Cinpal Rex no site:  http://www.cinpal.com.br


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Seguro DPVAT pode ser solicitado nas agências dos correios



Pedestres, motoristas e passageiros que sofrerem algum tipo de acidente de trânsito agora também podem pedir indenizações em agências dos Correios. A parceria entre a seguradora Líder, responsável pelo seguro obrigatório, e a empresa estatal foi ampliada e prevê que qualquer cidadão possa solicitar o pagamento gratuitamente e sem a necessidade de intermediários.
O seguro obrigatório conhecido como DPVAT existe desde 1974 e garante que pessoas que tenham se envolvido em acidentes de trânsito possam pedir reembolso de despesas médicas e hospitalares, indenização por invalidez permanente ou morte de parentes. O pagamento pode ser solicitado até três anos depois da data do acidente e varia de até R$ 2.700 para reembolso de despesas médicas a até R$ 13.500 nos casos de morte e invalidez permanente.
O pedido de indenização pode ser feito diretamente em qualquer uma das 6 mil agências dos Correios ou em 1.500 pontos de atendimento oficiais em todo o país. O beneficiário não precisa de intermediários para fazer a solicitação. Basta reunir a documentação necessária, entrar com o pedido gratuitamente no posto de atendimento ou em uma agência dos Correios e aguardar até 30 dias. Para conferir quais são os documentos exigidos e os postos oficiais, acesse o site do DPVAT ou ligue para 0800-022-12-04.
Balanço
De janeiro a março deste ano, o DPVAT pagou quase 125 mil indenizações em todo o país, sendo que 68% foram referentes a invalidez permanente, 20% por despesas médicas e 12% por morte. O total é 28% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram pagas 97.542 indenizações.
Apesar de representarem apenas 27% da frota de veículos do país, as motos foram responsáveis por 70% do total de pagamentos realizados pelo DPVAT neste ano. Já os veículos, que totalizam 60% da frota nacional, foram responsáveis por 24% das indenizações. Os homens (77%) e pessoas entre 18 e 34 anos (51%) são os principais beneficiários de todo o país.

Fonte: Revista Auto Esporte http://glo.bo/19gHhlL

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Magneti Marelli atinge marca histórica



A Magneti Marelli, uma das principais empresas de autopeças do mundo e pioneira da tecnologia flex no mercado brasileiro, comemora a marca histórica na indústria automotiva brasileira ao equipar mais de 10 milhões de veículos com o SFS® - Softtware Flexfuel Sensor.
O número corresponde a 67% dos cerca de 15 milhões de automóveis bicombustíveis comercializados no Brasil desde 2003, quando foi lançado o sistema. Esses dados são referentes ao total de licenciamentos realizados entre 2003 e 2011, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ao longo desse período, os veículos bicombustíveis se tornaram a grande maioria e, atualmente, correspondem a 83% das vendas – de janeiro a junho deste ano, foram comercializadas 1.402.672 unidades.
Para o consumidor, a principal vantagem é poder escolher o combustível com melhor relação custo benefício e, neste caso, o etanol se torna uma alternativa à gasolina. Estudos apontam que a utilização do combustível derivado do petróleo tem ocasionado problemas ao meio ambiente, devido à alta emissão de CO2 (dióxido de carbono). O combustível vegetal tem uma queima mais completa, reduzindo a quantidade de poluentes na atmosfera.
A história do flex começou em março de 2003, quando a Magneti Marelli revolucionou a indústria automobilística com o lançamento do primeiro sistema flexfuel, batizado de SFS® – Software Flexfuel Sensor. A tecnologia gerencia a queima do álcool, da gasolina ou de qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis no mesmo motor. Desta forma, a escolha passou a ser então do motorista e não da montadora. O SFS® é um avançado programa de computador inserido no módulo de comando da injeção eletrônica, também conhecido como centralina.
Esta tecnologia identifica e quantifica a mistura entre álcool e gasolina do tanque, utilizando informações recebidas de sensores instalados em todo o sistema de injeção de combustível, entre eles a sonda lambda, localizada no escapamento, sensores de detonação, rotação, velocidade e temperatura.
A partir dessas informações, o programa determina a quantidade de combustível que será injetada no motor e também o instante da faísca que vai saltar da vela para efetuar a queima dessa mistura – os sistemas bicombustíveis existentes em outros países exigem a inclusão de um sensor físico de alto custo para fazer este tipo de análise, algo desnecessário no caso do SFS®.
Atualmente, a Magneti Marelli é líder no segmento de bicombustíveis no mercado brasileiro e fornece seu sistema para as montadoras CAOA-Hyundai, Fiat, Ford, Mitsubishi, PSA e Volkswagen.