Na Fórmula 1, todos os carros
usam injetores de combustível criados sob medida pela Magneti Marelli
Motorsport. A Magneti Marelli fornece também o sistema de recuperação de
energia cinética na frenagem, o KERS, para os top team, desenvolvendo com
primazia componentes estratégicos como o motogerador, o inversor e o controle
eletrônico das baterias.
O sistema de telemetria WI-FI V2X
Racing testado pela primeira vez em 2012, é usado para a transmissão de
informações dos carros para os boxes. Em comparação com os instrumentos de
telemetria tradicionais, esta tecnologia permite o compartilhamento em tempo real
de uma maior quantidade de informações entre o carro, o box e os técnicos, além
da transmissão de voz entre o piloto e a equipe.
Além desses sistemas, a Magneti
Marelli também fornece, para várias equipes de F1, bobinas, bombas de
combustível, sensores e alternadores.
No que diz respeito às novas
fronteiras da F1, a Magneti Marelli está trabalhando no desenvolvimento do
sistema bi-direcional Wi-Fi V2X Racing de transmissão de dados com a capacidade
de enviar vídeos com resoluções Full HD. Já o ano de 2014 será um desafio até
mesmo no que diz respeito aos sistemas de combustível para a Fórmula 1 e a
Magneti Marelli Motorsport já está testando injetores e bombas para motores GDI
com pressões de combustível de até 500 bar. A Magneti Marelli também oferece bobinas
de alta tensão de alta energia para motores turbo e unidades de controle
eletrônico (ECU) para o controle de injetores GDI e bobinas de ignição de alta
tensão, que utilizarão uma nova arquitetura de sistema elétrico multi-voltagem.
Nos protótipos de Le Mans (LMP),
as equipes de ponta estão usando telemetria, sistemas de obtenção de dados e
ferramentas de análise Wintax fornecidos pela Magneti Marelli. Tendo em vista
os novos regulamentos em 2014, a Magneti Marelli também está desenvolvendo para
a LMP o sistema ERS (Sistema de Recuperação de Energia), tecnologia que combina
o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) com o HERS (Sistema de
Recuperação de Energia Térmica).
No âmbito das séries FIA GP2 e
GP3, a Magneti Marelli fornece, para todas as equipes, o sistema completo de
controle do motor, a caixa de câmbio eletroativada e o sistema de obtenção de
dados com software Wintax.
Passando para as competições de
rali, no WRC (World Rally Championship) a Magneti Marelli é a fornecedora
oficial da equipe Citroën. Entre os vários produtos usados no Citroën DS3 WRC
destacam-se a central de controle eletrônico do motor e módulos de aquisição de
dados com o software Wintax. Ainda no WRC, a Magneti Marelli já disponibilizou
os injetores GDI (alta pressão).
São fornecidos também componentes
de controle eletrônico do carro para a Skoda, que participa do ERC (European
Rally Challenge) com um Fabia Super 2000, e ao Grupo PSA, para os carros usados
em vários competições internacionais.
Fonte: Balcão Automotivo http://bit.ly/1cktrQf
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