segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Procedimentos para Instalação da caixa de direção mecânica NAKATA



1. Antes da instalação no veículo é necessário centralizar a caixa de direção.
2. Com a caixa na bancada movimente a cremalheira de um extremo a outro contando o número de voltas do pinhão. Para isso utilize uma ferramenta apropriada acoplada ao pinhão tomando cuidado para não danificar as estrias.
Exemplo: se o pinhão girou de um extremo a outro 4 voltas basta retornar o pinhão 2 voltas para que a cremalheira fique centralizada. 
3. Instale os terminais de direção cuidando para que a centralização não seja alterada. 
4. Finalize a instalação no veículo observando o correto posicionamento da vedação no painel corta fogo.
5. Providencie o alinhamento / geometria de direção e suspensão em equipamento apropriado.
Obs.: É considerado normal durante os primeiros dias de uso da nova caixa a sensação de direção um pouco pesada devido ao ajuste de fábrica. Essa característica desaparece com o uso normal do veículo.
Atenção:
Sistemas de direção e suspensão trabalham em conjunto. Desgastes e folgas excessivas em, amortecedores, braços oscilantes, barras estabilizadoras, buchas, pivôs, coxins, rolamentos e pneus gastos, descalibrados ou desalinhados influenciam na dirigibilidade e comportamento do veículo e podem induzir o reparador a diagnósticos incorretos. É importante que todos esses componentes sejam inspecionados antes de proceder a troca da caixa de direção. 
Nos veículos listados abaixo verifique também:
Fiesta / KA: A cruzeta da coluna de direção.
Com o tempo de uso é normal esse componente apresentar desgaste e o barulho pode ser confundido com a caixa de direção, ou ainda apresentar travamento tornando a direção muito dura.
Corsa: verificar bucha e rolamento inferior e rolamento superior da coluna, cruzeta e coluna retrátil.
VW: verifique as buchas da coluna
Uno, Corsa, Escort, Chevette: Verificar bucha da braçadeira de fixação da caixa.
Na tabela abaixo, apresentamos os principais sintomas associados a caixa de direção e que normalmente a causa ser pode outro componente:

Sintomas não Associados a defeitos de caixa de Direção
1.    Direção Pesada
Possiveis Causas: Pressão dos pneus abaixo do recomendado pelo fabricante. Cambagem fora do especificado
2.    Direção Pesada - dificuldade da direção retornar a sua posição
Possiveis Causas: Alinhamento / Geometria fora do especificado
3.     Ruido ao trafegar em pisos irregulares
Possiveis Causas: Desgaste na cruzeta da coluna de direção resulta em ruído similar ao produzido por pinhão e cremalheira desgastados.
4.    Folga excessiva e ruído na caixa de direção
Possiveis Causas: Desgaste dos pivôs, terminais de direção, buchas, etc...
5.     Vibração e estalos durante manobras
Possiveis Causas: Coxins gastos / quebrados podem alterar inclusive a geometria da direção.


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