A melhor proteção contra
acidentes é impedi-los. Há mais de 30 anos, a Bosch desenvolve sistemas de
segurança ativa que contribuem significativamente para a redução do número de
acidentes, apesar do aumento do tráfego. Os sistemas de segurança ativa, como
Sistema de Freios Antitravamento (ABS), Sistema de Controle de Tração (TCS) ou
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) intervêm antes que um acidente
ocorra.
Frenagem sem o bloqueio das rodas
A introdução do primeiro ABS do
mundo para carros de passeio pela Bosch em 1978 é um marco na área de segurança
ativa. Desde então, aprimoramos constantemente o ABS para oferecer sistemas
menores, mais leves e mais poderosos.
Princípio de funcionamento
Em uma situação de frenagem de
emergência, a força de frenagem aplicada pelo motorista pode ser maior do que o
pneu pode suportar. Neste caso, a roda trava. O pneu agora não consegue mais
transferir nenhuma força de tração lateral. O veículo fica instável e fora de
controle, visto que ele não reage mais aos comandos de direção do motorista. Em
um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem
a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de
controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas
tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão
de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas
travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e
estável. Em geral, a distância de parada é reduzida também.
Aceleração sem o giro em falso
das rodas
O Sistema de Controle de Tração
(TCS) é um desenvolvimento adicional da tecnologia ABS e foi lançado pela
primeira vez no mercado pela Bosch em 1986, inicialmente, para veículos
comerciais, e em 1987 para carros de passeio.
O TCS da Bosch impede que a roda
derrape ao arrancar ou acelerar, particularmente em uma pista escorregadia ou
molhada. Enquanto o ABS impede que as rodas travem durante a frenagem ao
reduzir as pressões de frenagem, o TCS garante que as rodas não derrapem
durante a arrancada ou a aceleração. Para fazer isso, o torque em cada roda
acionada é reduzido de maneira correspondente. O TCS melhora a tração do
veículo e aumenta a segurança ao evitar situações de condução instáveis dentro
dos limites da física.
Princípio de funcionamento
Se uma das rodas acionadas tiver
tendência de derrapar, o TCS será ativado. O TCS reduz o torque de acionamento
fornecimento pelo motor e, se necessário, aplica freio a rodas individuais para
regular o acionamento das rodas o mais rápido possível dentro do nível ideal.
Prevenção contra derrapagens
Em 1995, a segurança ativa
atingiu outra dimensão graças à introdução do ESP®. O ESP® incorpora as funções
do ABS e do TCS, com os benefícios adicionais do controle de estabilidade. O
sistema oferece suporte ao motorista em todas as situações de condução. Ele
detecta a iminência de derrapagem e intervém aplicando força de frenagem a
rodas individuais e/ou reduzindo a força do motor para restaurar a estabilidade
do veículo.
ESP® se torna obrigatório
Estudos internacionais mostram
que o ESP® reduz significativamente o número de fatalidades e ferimentos no
trânsito e se tornou uma contribuição importante para a segurança no trânsito.
O ESP® se tornará um equipamento padrão nos EUA, no Canadá, na Austrália e na
Europa nos próximos anos.
Saiba mais em: http://bit.ly/19vlv1y
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