terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bosch apresenta solução para os dias frios


Proprietários de veículos bicombustíveis abastecidos 100% com etanol sentem a diferença no momento de dar partida no motor em dias frios. Isso ocorre porque em temperaturas abaixo de 15º.C, a combustão do etanol é mais difícil que a da gasolina. Dessa forma, podem ocorrer falhas na partida e na aceleração inicial dos veículos, especialmente se o tanquinho não estiver abastecido. 

Para amenizar esse desconforto, a Bosch, fornecedora credenciada Rede Âncora,  desenvolveu a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório extra de gasolina em veículos flex. Trata-se de um sistema de gerenciamento eletrônico para aquecimento de combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor. 

Com o Flex Start, o etanol é aquecido antes de ser injetado no motor, por meio de uma galeria de combustível equipada com lanças aquecedoras, que são acionadas e monitoradas por uma unidade de controle exclusiva. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizado, melhorando a combustão e assegurando uma melhor resposta na partida a frio. 

"Além de melhorar a eficiência da partida a frio em carros abastecidos com etanol, a tecnologia Flex Start reduz as emissões de poluentes em até 40%, já que é no momento de partir o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes", esclarece Martin Leder, chefe de engenharia aplicada da divisão Gasoline Systems da Bosch. 

A tecnologia Flex Start já está presente em seis modelos de veículos no mercado brasileiro como: o Polo Bluemotion, da Volkswagen; o Peugeot 308, o C3 e o C3 Picasso, da Citroën; o CR-V, da Honda; e o Fiesta, da Ford. Outros projetos com a tecnologia estão a caminho. 

Fonte: www.bosch.com.br

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