segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Magneti Marelli coloca informações do carro na mão do motorista

Sistema de rastreamento e telemática permite monitorar o veículo por meio de smartphone



A Magneti Marelli apresenta no Congresso SAE 2013 uma nova tecnologia que permite rastrear e acessar informações do veículo à distância, por um smartphone. A novidade usa um localizador GPS e o T-Box, aparelho que inclui rastreador e bloqueador. O condutor do veículo pode acessar essas informações a qualquer momento, por meio de um aplicativo instalado no celular. 

A tecnologia foi desenvolvida pela engenharia brasileira da companhia, tendo em vista a legislação que poderá exigir que os carros vendidos no Brasil tenham rastreadores. A ideia é aproveitar o recurso, que deverá ser obrigatório, e oferecer mais comodidades ao condutor. O motorista poderá checar por smartphone se o carro estacionado está com faróis acesos, se há vidros abertos ou saber a localização exata do veículo.
 

Há ainda possibilidade de restringir uma área de circulação e, caso o carro passe dela, receber um alerta no celular. Outra opção é solicitar que o telefone avise o dono do veículo quando o nível do tanque de combustível ficar inferior a 25% da capacidade, por exemplo. A novidade ainda está em fase de protótipo, mas fabricante garante que já há uma montadora interessada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário